Os passeios pedestres estão a afirmar-se cada vez mais como produtos turísticos em Proença-a-Nova, já que quase 1.500 pessoas participaram nos passeios mensais organizados pelo município em 2019, foi esta terça-feira anunciado.

“Quase 1.500 pessoas percorreram um total de 115,5 quilómetros nos passeios pedestres mensais organizados pelo município de Proença-a-Nova durante o ano de 2019. Este número representa uma média de 122 pedestrianistas por passeio”, sintetiza, em comunicado, a Câmara de Proença-a-Nova.

Aquele que registou mais participantes foi o “NaTal Rota Gourmet”, o passeio temático do mês de dezembro, que contou com 250 participantes, na sua maioria oriundos de fora do concelho. “Além do percurso, [o passeio] destaca também a gastronomia natalícia, tal como acontece na generalidade dos passeios mensais, uma prova de sustentação desta atividade como produto turístico”, lê-se na nota.

Este município do distrito de Castelo Branco sublinha que, de ano para ano, o número de participantes tem vindo a crescer, apesar de, em 2018, se ter registado um número superior (1.670). Contudo, adianta que este número foi atingido devido à comemoração do passeio 150, que contou com mais de 600 participantes, sendo o número de inscritos nos restantes meses menor em relação a 2019.

“Os passeios pedestres voltam a marcar a agenda de eventos de 2020, sendo uma das iniciativas mensais que mais tem crescido desde a sua criação há 16 anos, um produto turístico que complementa os percursos de pequena rota existentes (…), um atrativo para quem participa e motivo acrescido para que mais pessoas se deixem encantar pelo território de Proença-a-Nova”, sustenta.

Desde há 16 anos que os passeios pedestres em Proença-a-Nova já percorreram perto de 1.600 quilómetros no concelho, descobrindo recantos da paisagem natural e a autenticidade gastronómica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR