A Câmara Municipal da Guarda anunciou esta quinta-feira que vai desenvolver este ano letivo a sexta edição do projeto “A Terra da Escrita”, que destacará os autores locais Eduardo Lourenço, Ladislau Patrício e Helga Moreira.

Segundo a autarquia, o projeto “A Terra da Escrita”, que visa a promoção do livro e da leitura junto dos alunos das escolas do concelho, é desenvolvido pela Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) em parceria com os agrupamentos escolares locais.

A autarquia refere em comunicado enviado à agência Lusa que vai dar a conhecer a vida e a obra dos escritores escolhidos – Eduardo Lourenço, Ladislau Patrício e Helga Moreira – com a realização de exposições, visitas guiadas, conversas, oficinas, visitas a uma tipografia, conversas e encontros com autores.

As atividades iniciam na terça-feira com uma conversa sobre Ladislau Patrício, a partir do tema “Ladislau Patrício – uma vida entre a Medicina e a Escrita”, dirigida a alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do secundário. “A cidade da Guarda, as suas gentes e ainda o Sanatório Sousa Martins serão também assuntos a focar”, refere a fonte.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No dia 28, na BMEL, abre ao público em geral a exposição “Ladislau Patrício entre a Saúde e a Escrita”, que apresenta a vida e a obra de Ladislau Patrício (1883 – 1967). Ladislau Patrício foi “um médico e escritor guardense, que marcou uma época da cidade ao empenhar-se no combate à tuberculose, mas também na vida política e literária da Guarda” e teve “um papel preponderante na criação da Rádio Altitude e do jornal Bola de Neve, ambos no âmbito da direção exercida no Sanatório Sousa Martins”.

Nos dias 5 e 6 de fevereiro, António Pedro Pita, professor catedrático na Universidade de Coimbra, conhecedor da obra de Eduardo Lourenço, conversará com alunos do ensino secundário “sobre o prestigiado escritor e ensaísta e sobre a importância da leitura em geral”. No âmbito do mesmo projeto de promoção do livro e da leitura, a mediadora de leitura Andreia Brites trabalhará com alunos dos Agrupamentos de Escolas Afonso de Albuquerque e Sé, numa oficina plástica de leitura, entre 2 e 6 de março.

“Andreia Brites propõe, a partir de versos, palavras ou títulos, explorar sentidos simbólicos subjetivos”, é anunciado pela organização.

“Ainda sob o título ‘Ladislau Patrício – uma vida entre a Medicina e a Escrita’, será feita uma visita guiada pela cidade a alunos do 3.º ciclo e secundário das escolas Afonso de Albuquerque e Sé, no dia 17 de março, para dar a conhecer a vida, a obra e os espaços relacionados, pela profissão e pelo afeto com Ladislau Patrício, médico e escritor”, segundo a nota.

Nos dias 19 e 20 de março, a autora Helga Moreira, que também está em destaque no projeto “A Terra da Escrita”, desloca-se à Guarda para um encontro e uma conversa sobre a sua obra com alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.