O Governo grego disse esta sexta-feira que os sites oficiais do primeiro-ministro, da polícia nacional, dos bombeiros e de vários ministérios estiveram brevemente desativados por um ataque cibernético, mas já foram restaurados.

O porta-voz do Governo, Stelios Petsas, explicou que o ataque DDoS (um ataque de negação de serviço, ou seja, que torna um servidor ou uma infraestrutura indisponível) “levou ao mau funcionamento de certos sites”. O responsável adiantou apenas que foram ativadas “contramedidas” com sucesso, mas não adiantou mais pormenores.

Além do site do primeiro-ministro, os alvos do ataque realizado na quinta-feira à noite incluíram os sites dos ministérios da Administração Interna e da Segurança, dos Negócios Estrangeiros e da Marinha, mas também os da polícia e do corpo de bombeiros da Grécia.

Este foi o segundo ataque cibernético contra sites do Governo grego em menos de uma semana. A responsabilidade pelo primeiro ataque foi reivindicada numa mensagem publicada online por um grupo de ‘hackers’ que dizia ser da Turquia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR