O tenista alemão Alexander Zverev, número sete do mundo, classificou-se esta quarta-feira para a sua primeira meia final de Grand Slam ao vencer no Open da Austrália o suíço Stan Wawrinka, 15.º do ranking ATP.

Zeverev derrotou Wawrinka ao fim de quatro sets: 1-6, 6-3, 6-4 e 6-2.

Ninguém pode imaginar o que isto significa para mim. Trabalhei muito para melhorar o meu serviço e o trabalho rendeu hoje, no melhor momento, porque é no Grand Slam que você precisa de jogar o seu melhor ténis”, sublinhou Zverev no final do encontro.

“Eu estava pronto para explicar aos jornalistas por que tinha perdido em três sets “, disse, numa referência à derrota pesada sofrida no primeiro set da partida. “Levei algum tempo a acostumar-me à bola”, explicou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O alemão, que já conquistou três títulos no ATP Masters 1000 (Roma 2017, Canadá 2017 e Madrid 2018) e venceu no Masters de fim de temporada em Londres em 2018, consegue, aos 22 anos, pela primeira vez, garantir presença numa meia final de um Grand Slam.

Contudo, Zverev disse acreditar que este ainda não é o melhor dia da sua vida. “Lamento muito, mas gosto de títulos!”, explicou o tenista que chegou ao 3.º lugar do ranking ATP em 2017, tornando-se o jogador mais jovem a chegar ao pódio desde Novak Djokovic em 2007.

O alemão já tinha anunciado que doaria 10 mil dólares (nove mil euros) por vitória e até mesmo a totalidade do prémio final caso conquistasse o Open da Austrália (que pode chegar aos 2,5 milhões de euros) para ajudar as vítimas dos incêndios que devastaram a Austrália.