A Austrália declarou esta sexta-feira o estado de emergência no Território da Capital Australiana, que inclui Camberra, devido a um incêndio florestal que ameaça espalhar-se para o sul da cidade.

A medida, com início imediato, estará em vigor pelo período de risco de incêndio em Camberra, capital da Austrália, disse à imprensa o ministro-chefe do território, Andrew Barr.

Os incêndios “podem ficar fora de controlo”, pelo que o estado de emergência “serve para as famílias se prepararem” face ao perigo, explicou o ministro, justificando a medida que não era ativada há 17 anos em Camberra, onde vivem 400 mil pessoas.

O serviço meteorológico australiano previu para os próximos dias um aumento de temperatura que pode atingir os 40 graus e fortes rajadas de vento que podem potenciar os fogos.

A principal preocupação centra-se num foco de incêndio no Vale Orroral, a sul da capital australiana, que já destruiu 18 mil hectares.

Mais de 80 incêndios florestais continuam ativos nos estados australianos de Victoria e Nova Gales do Sul, os mais afetados pelas chamas.

Desde setembro, os incêndios mataram 33 pessoas e destruíram 18 mil quilómetros quadrados que equivalem, em dimensão, ao tamanho da Síria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR