217kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

O MEO ajuda-o a poupar, simule aqui.

Saramago escreveu, João Botelho filmou: já há trailer para "Ano da Morte de Ricardo Reis"

Este artigo tem mais de 1 ano

O novo filme de João Botelho, que já tinha adaptado "Os Maias" ou "O Livro do Desassossego" para cinema, já tem trailer. Conta com Chico Díaz (no papel de R. Reis) e Victoria Guerra no elenco.

i

O filme conta com Victoria Guerra (à esquerda) no elenco

@ Vimeo / Trailer "Ano da Morte de Ricardo Reis"

O filme conta com Victoria Guerra (à esquerda) no elenco

@ Vimeo / Trailer "Ano da Morte de Ricardo Reis"

Foi revelado o trailer para o filme “Ano da Morte de Ricardo Reis”. A longa-metragem é realizada por João Botelho. O cineasta português fez uma adaptação para cinema do livro publicado em 1984 pelo escritor português e vencedor do Prémio Nobel da Literatura,  José Saramago.

O vídeo com o primeiro excerto de apresentação do filme foi publicado na conta da produtora Ar de Filmes na plataforma de streaming Vimeo e pode ser visto abaixo:

ANO DA MORTE DE RICARDO REIS de João Botelho - trailer from Ar de Filmes on Vimeo.

Do elenco do próximo filme de João Botelho fazem parte atores e atrizes como Luís Lima Barreto, Chico Diaz e Catarina Wallenstein. Há um ano, em entrevista ao Observador, a atriz respondia assim a uma pergunta sobre como seria interpretar Lídia, personagem do romance de Saramago, no filme de João Botelho: “Ainda não sei, tenho de me sentar com eles a delinear estratégias. Mas é uma honra enorme fazer um papel grande de uma obra da literatura com essa envergadura. E com o João [Botelho] outra vez. Ainda para mais tenho feito uns papéis mais pequenos com o João, que deixam muita vontade de podermos passar mais tempo a construir juntos. Chegou a hora, estou feliz!”

Já João Botelho, também em entrevista ao Observador, revelava em novembro de 2018 que o início das filmagens de “Ano da Morte de Ricardo Reis” estava agendado para abril de 2019. O cineasta explicava ainda que no elenco estariam um ator brasileiro, Chico Díaz, “que vai fazer de Ricardo Reis, porque o Ricardo Reis esteve uns anos do Brasil”, Luís Lima Barreto — “a fazer de Fernando Pessoa, porque quando o Pessoa morreu, aos 47, parecia que já tinha uns 70 anos” — e ainda “a Catarina Wallenstein, a Victoria Guerra, o Adriano Luz, o João Barbosa, uma data de bons atores”.

João Botelho: “Ganhar um Óscar? Antes quero ter dinheiro para um novo filme”

Com uma longa carreira no cinema, iniciada nos anos 1970, João Botelho é autor de filmes como “Conversa Acabada”, “Um Adeus Português”, “A Corte do Norte”, “Filme do Desassossego”, “Os Maias” e “Peregrinação”, entre outros.

A adaptação do romance de Saramago, para um filme cujo trailer foi agora revelado, faz parte de uma tendência do cinema de Botelho nos últimos anos, assim explicada pelo realizador em entrevista: “Nos últimos anos, com a idade, comecei a achar que filmar é um serviço público e deveria devolver isso à sociedade, por isso, comecei a pegar em textos importantes da literatura portuguesa”.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.