O governo angolano considerou esta terça-feira que a manutenção da situação política em Espanha permite retomar os “programas de cooperação condicionados, há dois anos, pela indefinição política”.

“Estamos, também, satisfeitos com a estabilidade política em Espanha, com o novo governo, que nos vai permitir retomar uma série de programas de cooperação que foram nos últimos dois anos afetados pela indefinição política naquele país parceiro de Angola”, afirmou o ministro das Relações Exteriores angolano, Manuel Augusto.

Segundo o governante, que falava aos jornalistas à margem da inauguração do Instituto Politécnico das Pescas — CEFOPESCAS — , orçado em 98 milhões de dólares (90 milhões de euros) financiados por Espanha, Angola está a “recuperar credibilidade” junto dos seus parceiros.

Manuel Augusto recordou que Espanha tem uma indústria desenvolvida em vários setores e que Angola tinha uma série de projetos previstos com o país europeu, que “deverão ser retomados” no âmbito das novas abordagens políticas em ambos os países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“E acreditamos que estamos em condições agora, nesta combinação, recuperação da credibilidade que Angola tem e a estabilidade política que a Espanha tem, vai com certeza permitir que os operadores económicos dos dois países possam executar os projetos”, assegurou.

Em relação ao CEFOPESCAS, inaugurado pelo Presidente angolano, o ministro das Relações Exteriores enalteceu o financiamento de Espanha, afirmando que a ação demonstra que Espanha “quer continuar a ser parceiro número um” de Angola no domínio das pescas.

E acrescentou: “Tudo que temos como base do setor das pescas estruturado está ligado à Espanha e aqui está a prova de que a Espanha quer continuar a ser este parceiro”.

Com capacidade para albergar 1.836 alunos, o CEFOPESCAS vai ministrar aulas do ensino médio da 7ª a 13ª classe para os cursos médios de Mestre Costeiro-Pescador, Técnico de Máquinas e Motores Navais, Técnico de Máquinas e Instalações Navais, Técnico de Aquicultura, Técnico de Tecnologia de Pescado, Técnico de Biologia Marinha e Técnico de Recursos Pesqueiros.

Além do montante para a construção da instituição, localizada no município de Belas, sul de Luanda, Espanha também contribuiu na graduação de 19 quadros angolanos para o setor das pescas.