O Presidente angolano, João Lourenço, inaugurou esta terça-feira o Instituto Politécnico das Pescas – CEFOPESCAS, financiado pelo governo espanhol, para atender a “carência de técnicos qualificados” de nível médio para o setor.

Erguido numa área superior de 5.600 m2, distribuído em três pisos, o CEFOPESCAS, localizado no município de Belas, sul de Luanda, tem uma capacidade para albergar 1.836 alunos e resulta de um investimento de 98 milhões de dólares (82,3 milhões de euros).

Ladeado da primeira-dama da República e demais membros do seu Governo, João Lourenço descerrou a placa da instituição e visitou os departamentos da instituição que vai ministrar aulas do ensino médio da 7.ª à 13.ª classe.

A formação da CEFOPESCAS deve obedecer aos padrões e regulamentos da Organização Marítima Internacional, o que confere aos alunos o título de Pesqueiro Polivalente, certificado pelo Instituto Politécnico Marítimo Pesqueiro do Atlântico de Espanha, aprovado pela União Europeia (UE).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo as autoridades angolanas, ao fim das respetivas formações, os alunos deverão ser capazes de realizar todas as operações que se exigem em barcos de pesca profissionais, nomeadamente controlar a navegação, organizar e executar as atividades de extração e conservação da pesca, entre outras.

Localizado próximo ao mar, o complexo com três pisos conta com salas para aulas teórico-práticas, três laboratórios, uma biblioteca, oficinas de simulação técnica, área administrativa com gabinetes para os professores, entre várias valências.

Angola quer conquistar SADC no domínio da formação em pescas

O governo angolano quer elevar o Instituto Politécnico das Pescas a um “lugar de excelência” e à “conquista da região” da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

Segundo a ministra das Pescas e do Mar angolana, Maria Antonieta Batista, a “conquista da região da SADC e um lugar de excelência nos rankings”, numa visão de “crescimento e desenvolvimento”, são metas primordiais da instituição.

O CEFOPESCAS, um investimento de 98 milhões de dólares (82,3 milhões de euros) financiados pelo Governo de Espanha, foi inaugurado esta terça-feira, pelo Presidente de Angola, João Lourenço.

Para a governante, a infraestrutura, localizada no município de Belas, sul de Luanda, com uma densidade populacional de mais de 1,2 milhões de habitantes, terá um “impacto social muito grande na comunidade onde se encontra”.

A ministra referiu que o instituto tem como objetivo “tornar-se em autoridade competente na formação média do setor, com prestígio nacional e internacional”. Com capacidade para albergar 1.836 alunos, o CEFOPESCAS vai ministrar aulas do ensino médio da 7.ª à 13.ª classe.

De acordo com Maria Antonieta Batista, a instituição propõe-se formar quadros com qualidade, com o propósito de solidificar a carreira académica, e capazes de “responderem à carência de técnicos específicos” para o setor.

“Começa aqui hoje a missão de projetar o funcionamento do Instituto a favor do cumprimento do objetivo número 14 do Desenvolvimento Sustentável que é de conservar e utilizar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos pesqueiros”, adiantou.

Entre várias dependências, a instituição, construída numa área superior de 5.600 m2 e distribuída em três pisos, contempla igualmente uma aérea de 832 m2, com as oficinas de pesca e tratamento de peixe, carpintaria naval, motores, soldadura e mecanização.

Conta ainda com residências para o alojamento de 310 alunos e 24 habitações unifamiliares para alojar professores.