789kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Depois dos árbitros estrangeiros, os processos disciplinares: Benfica pede castigos para Marega e Pepe

Este artigo tem mais de 4 anos

Benfica avança com pedido de despenalização dos amarelos de Weigl e Vlachodimos no clássico com o FC Porto, fazendo ainda participação disciplinar sobre lances de Marega e Pepe com Taarabt.

Benfica queixou-se de lances de Marega e Pepe com Taarabt e pede agora que os jogadores do FC Porto sejam castigados
i

Benfica queixou-se de lances de Marega e Pepe com Taarabt e pede agora que os jogadores do FC Porto sejam castigados

ESTELA SILVA/LUSA

Benfica queixou-se de lances de Marega e Pepe com Taarabt e pede agora que os jogadores do FC Porto sejam castigados

ESTELA SILVA/LUSA

O clássico terminou pelas 22h30 de sábado mas promete durar por mais alguns dias, agora fora dos relvados: no seguimento do encontro com o FC Porto, que os dragões venceram por 3-2, o Benfica irá avançar com os pedidos de despenalização dos amarelos a Weigl e Vlachodimos, fazendo ainda participação disciplinar de Marega e Pepe por lances com Taarabt à Comissão de Instrutores da Liga e ao Conselho de Disciplina da Federação. A notícia foi confirmada pelo Observador junto de fonte oficial do clube encarnado.

Dos lances de Taarabt (como réu e culpado) às jogadas de Ferro na área: os casos do clássico – e a análise de Pedro Henriques

Esta segunda-feira, o Benfica, através da sua newsletter oficial, já tinha apresentado uma série de críticas a tudo o que se passou no clássico, pedindo também árbitros estrangeiros para todos os jogos do clube e do FC Porto. “Fazemos o apelo para que a Liga Portugal e a FPF ponderem recorrer à nomeação de árbitros estrangeiros para os jogos do Benfica e FC Porto até final desta época porque existe um clima de coação e ameaça sobre os árbitros portugueses e as suas famílias que está em crescendo”, começou por defender o texto das águias.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Aquela imagem de insufláveis gigantes, não só do Benfica, mas sobretudo do árbitro, pendurados no viaduto, diz tudo e expressa bem a hipocrisia de quem depois fala em ofensas a árbitros portugueses (…) Vimos sucessivas declarações de responsáveis do FC Porto a condicionarem e a ameaçarem as equipas de arbitragem e em especial a que fosse ao seu estádio. Vimos diversas Casas do Benfica a serem vandalizadas em diversas localidades apenas porque nessa semana havia um FC Porto-Benfica. Vimos adeptos de um clube que pacificamente foram festejar a chegada da sua equipa, serem atacados por uma espécie de gangues ou milícias organizadas que previamente usaram as redes sociais para ameaçarem a integridade física desses mesmos adeptos”, prossegue.

[Clique nas imagens para ver os lances reclamados pelo Benfica no clássico]

“Vimos ser lançado, durante a madrugada, fogo de artifício junto do hotel da equipa do Benfica como forma de prejudicar o normal descanso dos jogadores, numa prática tradicional de uma espécie de boas-vindas à sua imaginária ‘Sicília’. Vimos, no dia do jogo, faixas com insultos e ameaças, e num espetáculo dantesco e degradante numa tradicional imagem de estados de narcotráfico, pendurados sob um viaduto como que enforcados, insufláveis gigantes equipados à Benfica e à equipa de arbitragem, numa espécie de mensagem de morte e condicionamento sobre tudo e todos, de quem se sente impune e gozando de um estatuto de intocável”, continuou, antes de deixar também “farpas” ao momento da vida interna do FC Porto para justificar essas atitudes.

“Quando a cada dia se torna mais visível o desvario financeiro, a desorganização e a ausência de projeto, há quem jogue tudo neste Campeonato, para preservar a sobrevivência de um modelo de poder que tem vindo a definhar, ano após ano. Por isso o momento é particularmente perigoso. E é em nome da defesa da integridade dos árbitros e das suas famílias que apelamos a uma reflexão séria da nossa proposta, inclusive prevista nos regulamentos desde 2016. O resto é fingir que nada se passa e fingir que o que se passou é normal”, concluiu.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora