Toda a costa portuguesa está entre esta segunda-feira e quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão com aviso amarelo por causa das ondas de noroeste com 4 a 5 metros.

De acordo com o IPMA, o aviso emitido para estes distritos entrou em vigor às 00h00 desta segunda-feira e termina às 18h de quarta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que há situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Por causa da agitação marítima, as barras Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Ericeira estão esta segunda-feira fechadas à navegação.

De acordo com informação disponível na página da Autoridade Marítima Nacional, as barras de Viana do Castelo, Aveiro, Figueira da Foz e São Martinho do Porto estão esta segunda-feira condicionadas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O IPMA prevê para esta segunda-feira no continente céu geralmente muito nublado, apresentando-se pouco nublado ou limpo no Baixo Alentejo e Algarve e possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, em especial no Minho e Douro Litoral.

Está também previsto vento fraco, soprando por vezes moderado do quadrante oeste nas terras altas das regiões Norte e Centro e neblina ou nevoeiro matinal.

O IPMA espera uma subida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro e pequena descida no interior da região Sul. Está também prevista uma pequena subida da temperatura máxima, em especial no interior.

As temperaturas mínimas no continente vão variar entre os 6 graus Celsius (na Guarda) e os 14 (em Aveiro) e as máximas entre os 12 (na Guarda) e os 22 (em Faro).