O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, reúne-se esta segunda-feira em Luanda com o Presidente angolano, João Lourenço, durante a sua visita oficial ao país, focada nas relações comerciais e cooperação.

Angola é o segundo país que o chefe da diplomacia norte-americana visita neste périplo pela África Subsaariana, depois de ter estado no Senegal e antes de seguir para a Etiópia, naquela que é a primeira deslocação de um membro da administração de Donald Trump à região em mais de ano e meio.

“Angola e os Estados Unidos da América mantêm excelentes relações de cooperação mutuamente vantajosas em vários domínios”, destacou o Ministério das Relações Exteriores angolano, apontando a política e diplomacia, defesa e segurança, setor empresarial, indústria, petróleo, saúde, ensino, tecnologias e telecomunicações como as principais áreas da cooperação Angola-EUA.

Este país africano é considerado pela administração norte-americana como um país com grande potencial para uma parceria económica duradoura.

O programa da visita de 24 horas a Angola começa às 10h locais (9h em Lisboa) com uma audiência no Palácio Presidencial da Cidade Alta, onde será recebido pelo Presidente de Angola, João Lourenço.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mike Pompeo, que vem acompanhado de uma delegação de alto nível, seguirá uma hora mais tarde para um encontro de trabalho com o seu homólogo angolano, Manuel Domingos Augusto.

A visita prossegue às 12h com uma deslocação ao Museu da Moeda, onde Pompeo “vai participar de uma mesa redonda com líderes de negócios”, adianta o comunicado do MIREX.

Após um almoço com o ministro das Relações Exteriores, o secretário de Estado dos EUA deverá ainda encontrar-se com mulheres empreendedoras, assim como reunir-se com os membros da missão diplomática norte-americana acreditada em Angola.

Mike Pompeo deixará Luanda a meio da tarde, em direção à Etiópia.