O presidente da Câmara de Lisboa manifestou esta quinta-feira vontade de levar a reunião do executivo municipal ainda este ano uma proposta para a construção de um grande parque verde na zona oriental da cidade, com centenas de hectares.

Fernando Medina (PS) falava na reunião descentralizada destinada a ouvir os munícipes das freguesias de Marvila e Beato, a decorrer esta noite.

É um projeto de grande fôlego que vamos propor à câmara e que depois começará a sua execução, que é a continuação da ligação da extensão do corredor verde que vem do parque da Belavista pelo Vale da Montanha e que depois venha a descer por toda a estrada de Chelas, renaturalizando uma grande parte do vale do lado direito e esquerdo da Estrada de Chelas”, descreveu.

Fernando Medina referiu que a obra deverá incluir “um conjunto de demolições de construções” que “não têm sentido” e pretende criar uma área verde até ao rio, que possa depois ter uma ligação até ao Vale de Santo António, mais a poente, onde será aplicada “a mesma estratégia de fazer um parque verde por ali abaixo”.

O presidente da câmara destacou que este é um “projeto de fundo, que não é obviamente um projeto para este mandato” nem que será acabado num próximo mandato autárquico. “Isto é um outro projeto, para outro tempo. Trata-se de uma área enorme. Estamos a falar de centenas de hectares de área verde que serão criados”, salientou, acrescentando que será “um grande pulmão na área oriental da cidade”.

“Gostava, aliás, que nós não terminássemos este ano de Lisboa Capital Verde sem poder apresentar à câmara e aprovar em câmara este projeto deste grande parque da zona oriental da cidade”, concluiu o chefe do executivo municipal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR