O comando da Força Especial de Emergência e Proteção Civil (FEPC) está a partir desta sexta-feira sediado em Almeirim, distrito de Santarém, anunciou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) em comunicado.

Fonte daquela estrutura esclareceu que para já foi para Almeirim a estrutura de comando, seguindo-se mais tarde toda a força.

A transferência da Comando da FEPC para o distrito de Santarém resulta da reorganização da ANEPC e da implementação da sua nova estrutura orgânica, que define cinco comandos regionais (CREPC) e Almeirim foi escolhida como sede do CREPC de Lisboa e Vale do Tejo.

O novo complexo de edifícios afetos à Proteção Civil em Almeirim integra também a base da FEPC, a Unidade de Reserva Logística Nacional e o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).

Esta transferência do comando da FEPC de Lisboa para Almeirim, cujas redes viárias permitem a projeção rápida para qualquer zona do país devido à sua centralidade, permite gerar, segundo a Proteção Civil, “as sinergias relativamente à ligação entre as áreas da gestão operacional e da logística. “A medida permite ainda reforçar a capacidade de atuação da ANEPC, ao contribuir para o incremento da rede de proteção e socorro no território nacional”, acrescenta.

Por outro lado, com o previsto recrutamento de 250 novos operacionais para a Força Especial de Proteção Civil e a regulamentação da sua estrutura e organização internas, esta deslocalização ajuda a robustecer essa Força Especial, acrescenta a ANEPC.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR