A NASA recriou a visão dos astronautas da missão abortada Apollo 13, em 1970, que apesar de não terem chegado a pousar na lua, viram-na de muito perto. O vídeo de alta resolução (4k) partilhado pela agência espacial na segunda-feira foi feito a partir de dados recolhidos pela Lunar Reconnaissance Orbiter, a nave robótica que está na órbita da lua.

Segundo a NASA, durante a volta à lua os astronautas estiveram na escuridão total e sem contacto com a Terra durante oito minutos até conseguirem ver a superfície da lua (o vídeo começa nesse momento). Só quando o planeta azul surge atrás da lua é que a Apollo 13 volta a ter as comunicações operacionais.

O vídeo com cerca de dois minutos, que foi acelerado, termina com a representação da trajetória dos astronautas, que circundaram a lua e regressaram a casa.

Os três astronautas da missão Apollo 13, John Swigert, Fred Haise e James Lovell, preparavam-se para aterrar na lua quando uma rutura num tanque de oxigénio os obrigou a voltar à Terra. Swigger disse então as famosas palavras: “Houston, temos um problema“.