Histórico de atualizações
  • Vamos encerrar por aqui este liveblog. Continue a seguir as últimas notícias nesta nova ligação.

    Um milhão de infetados pelo coronavírus? A entrevista, o esclarecimento e a conferência de imprensa (dentro de momentos)

  • Direção Geral de Saúde marca conferência de imprensa para as 9h30 deste sábado

    Direção Geral de Saúde marca conferência de imprensa para as 9h30 deste sábado para “esclarecimentos relativamente à infeção por novo coronavírus (COVID-19)”, lê-se no email enviado esta madrugada aos jornalistas.

    Nessa conferência de imprensa estará presente a diretora-geral da Saúde, Dr.ª Graça Freitas.

  • Diretora-Geral de Saúde assume que no pior cenário possível, um milhão de portugueses podem vir a ser infetados, 20% dos quais com gravidade

    O jornal Expresso acaba de divulgar um excerto de uma entrevista feita com Graça Freitas, a Diretora-Geral de Saúde, que assume que no pior cenário possível, um milhão de portugueses podem vir a ser infetados, 20% dos quais com gravidade. Não esconde também que é uma questão de tempo até a ter ser identificado o primeiro caso em território nacional.

    Graça Freitas confessa ainda que aquilo que mais a preocupa é “o comportamento humano” associado a esta que diz ser “a primeira epidemia online”.

    Coronavírus. Graça Freitas diz que no pior cenário possível, Portugal poderá ter um milhão de infetados

    As notícias das 00h: “Um milhão de infetados no pior cenário em Portugal”. A previsão de Graça Freitas

  • Adolescente português que esteve em Itália internado com febre e dificuldades respiratórias

    Um jovem português que tinha estado no norte de Itália num grupo de 90 outros adolescentes está internado no Hospital da Estefânia, em Lisboa, e é considerado como um caso suspeito de coronavírus, avança o jornal Expresso.

    Entre as queixas do jovem em questão estão dificuldades respiratórias e febre a rondar os 39 graus. O mesmo jornal explica que o Hospital Curry Cabral está responsável de pelas análises laboratoriais. Ainda não há informações sobre quando serão conhecidos os resultados das mesmas.

  • "Enfermeiros estão prontos para coronavírus", garante Ana Rita Cavaco

    Em entrevista à rádio Observador, a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, garantiu que os enfermeiros em Portugal têm “informações específicas” para lidar com o novo coronavírus, apesar de não estarem a receber qualquer formação especial para responder a este surto.

    Numa altura em que há confirmação de que três dos 37 infetados com o vírus em Espanha são profissionais de saúde, dois médicos e uma enfermeira, Ana Rita Cavaco afirma que “existem comissões de controlo de infeções” nos hospitais e que “todas as medidas que se aplicam à questão do coronavírus, aplicam-se a um sem-número de outras infeções”, explicando que “muitas vezes há doentes que chegam ao hospital e que, por outros motivos que não o coronavírus, [também] têm de ficar em isolamento”.

    As notícias das 22h: “Enfermeiros portugueses estão preparados para coronavírus”

  • Caso suspeito nos Açores deu negativo

    A Autoridade Regional de Saúde avança que os testes do caso do homem de 31 anos que tinha estado em Milão suspeito de infeção pelo novo coronavírus nos Açores deram negativo. Há, assim, apenas um caso suspeito por analisar.

    O comunicado publicado hoje no Portal do Governo dos Açores salienta a “necessidade de serem cumpridas todas as recomendações já tornadas públicas a este propósito”, aconselhando as pessoas a ligarem para a Linha Saúde Açores 808 24 60 24 em caso de sintomas.

  • Quem deve usar máscara? Explicador Coronovírus, novo podcast diário na Rádio Observador

    A portuguesa trancada na casa de banho em Cantanhede por suspeita de ter Coronavírus. Quem deve usar máscara? E o fact-check: a cocaína mata o vírus? A Rádio Observador lançou um novo podcast diário para acompanhar este novo Coronavírus e a forma como está a preocupar o mundo. Uma dúvida, um fact-check, uma história e a síntese das últimas notícias relacionadas com o surto. Vai para o ar de segunda a sexta depois das 17h30, em 98.7 fm na Grande Lisboa, 98.4 fm no Grande Porto, online em todo o mundo e em podcast logo a seguir. Pode ouvir aqui o primeiro Explicador Coronavírus.

    Explicador Coronavírus: quem deve usar máscara?

  • Centeno vai discutir impacto do coronavírus com ministros das finanças da UE

    O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, vai coordenar uma resposta comunitária ao surto de coronavírus com os ministros das finanças da União Europeia numa “conference call”, marcada para dia 4 de março.

    Mário Centeno anunciou esta decisão na sua conta oficial do Twitter. “Para fazer um balanço dos recentes desenvolvimentos económicos/financeiros e para coordenar as respostas nacionais face à propagação do #COVID19, decidi organizar uma ‘conference call’ do Eurogrupo + (incluindo Estados europeus não-membros [da organização]) a 4 de março”, escreveu.

    A reunião terá a participação dos 19 Estados europeus que integram o Eurogrupo e dos restantes países da UE que não adotaram o euro como moeda.

    A Comissão Europeia pediu hoje aos Estados-membros da UE que avaliem os impactos económicos do novo coronavírus, visando coordenar uma análise destas consequências na indústria e empresas do espaço comunitário. Em comunicado divulgado, o executivo comunitário informa que o comissário europeu da Indústria, Thierry Breton, “solicitou aos Estados-membros que enviem [à Comissão] dados agregados sobre o impacto nas cadeias de abastecimento”.

    O objetivo é “coordenar uma análise em toda a UE dos efeitos do surto na indústria e nas empresas europeias”, explica Bruxelas.

    Já na quinta-feira, Thierry Breton anunciou que Bruxelas já estava a preparar, caso se torne necessário, “medidas de apoio” aos setores económicos enfraquecidos pelo Covid-19, mas não especificou as possíveis ajudas. De acordo com o responsável europeu, muitos setores estão a ser afetados pela epidemia, desde logo o turismo, porque “os chineses não vêm para a Europa há dois meses”.

    Segundo o comissário europeu da Indústria, 250 mil turistas chineses não viajaram para a UE entre janeiro e fevereiro, o que representou uma redução de dois milhões de dormidas, afetando também as transportadoras aéreas europeias. A estes acrescem setores com redes de produtos ligadas à China, como “automóveis, saúde, aparelhos eletrónicos, madeira ou brinquedos”, precisou Thierry Breton. “E este é apenas o começo”, comentou, frisando ser ainda “muito cedo para medir o impacto exato” do Covid-19.

    Os ministros da Economia da Europa, reunidos na quinta-feira em Bruxelas, agendaram novo encontro para daqui a um mês com o objetivo de fazer um balanço.

    Agência Lusa

  • “É triste jogar sem público, mas saúde é o mais importante”, diz Ronaldo

    O futebolista internacional português Cristiano Ronaldo afirmou hoje que será “triste” disputar o jogo Juventus-Inter de Milão sem público nas bancadas, devido à propagação do coronavírus Covid-19 em Itália, mas ressalvou que “a saúde é o mais importante”.

    O jogo com o Inter vai ser fantástico. Estamos tristes por não termos os nossos adeptos presentes, mas a responsabilidade mantém-se inalterada. Vai ser estranho disputar um jogo desta importância sem público. Não é bom, mas a saúde continua a ser o mais importante. Temos de respeitar a decisão de jogar à porta fechada”, disse Ronaldo, em entrevista à Sky Sport Italia.

    A Liga italiana confirmou oficialmente, na quinta-feira, que o jogo entre a líder Juventus e o Inter de Milão, terceiro colocado, agendado para domingo, bem como outras quatro partidas da “Serie A”, vai ser disputado à porta fechada, como medida de prevenção devido ao coronavírus Covid-19. Esta decisão da Liga italiana vem confirmar o anúncio efetuado pelo Governo, na segunda-feira, de realizar jogos à porta fechada em seis regiões do norte do país: Lombardia, Veneto, Piamonte, as três mais afetadas pelo coronavírus, Friuli Venezia Giulia, Liguria e Emilia Romagna.

    Nestas seis regiões, todas as competições desportivas com público tinham sido proibidas até domingo à noite, como parte da luta contra a propagação do Covid-19, que já causou 21 mortos em Itália.

    Agência Lusa

  • Mais de 30% de passageiros cancelam voos para Milão nos últimos 3 dias

    Mais de 30% de passageiros cancelaram, nos últimos três dias, os seus bilhetes de avião para viajar para a cidade italiana de Milão, na região da Lombardia, a mais afetada pelo coronavírus.

    Tivemos 32,5% de cancelamentos nos últimos três dias”, disseram à EFE fontes da empresa que administra os aeroportos de Milão-Linate e Milão Malpensa.

    Milão, considerada a capital financeira de Itália, está a sofrer as consequências do medo da disseminação do coronavírus, que teve origem na China e causou 21 mortes na Itália, segundo os últimos dados oficiais da Proteção Civil.

    O Aeroporto Internacional Orio al Serio, em Bérgamo (Lombardia), também declarou que sofreu 30% de cancelamentos na última semana. A Aeroporti di Roma SpA (ADR), controlada pela concessionária Atlantia e responsável pela administração dos aeroportos da capital italiana, explicou à EFE, apesar de estar ainda a recolher dados, que até ao momento conta já com menos 50 mil passageiros na região no último mês.

    Itália é o país europeu mais afetado pelo coronavírus, especialmente as regiões do norte, e os aviões voam cada vez mais vazios, pelo que as empresas estão a reduzir os voos ou até cancelar certas rotas.

    A associação italiana que representa os aeroportos do país (Assaeroporti) pediu calma e, em comunicado, afirmou que os responsáveis pelos aeroportos estão a gerir a situação atual com a máxima atenção.

    A companhia aérea italiana Alitalia, em processo de falência desde maio de 2017, anunciou hoje que cancelou 38 ligações nacionais e internacionais devido à menor procura.

    Agência Lusa

  • Cancelada Feira Internacional de Turismo de Berlim

    Os responsáveis da Feira Internacional de Turismo de Berlim anunciaram hoje a suspensão do evento, considerado o maior do mundo, que se deveria realizar entre 4 e 8 de março, “devido à crescente expansão” do novo coronavírus.

    Ao certame, designado ITB, na sigla em alemão, deveriam acorrer representantes de cerca de 10 mil empresas, provenientes de mais de 180 países.

    Nos últimos dias, os organizadores asseguraram que tinham dotado a feira com mais pessoal de saúde por precauções relacionadas com o Covid-19. A decisão de suspender a ITB foi tomada pelos ministérios da Saúde e Economia, informaram os organizadores. Estes acrescentaram que as autoridades do bairro de Berlim em que se realiza a feira tinham exigido que se pudesse provar que todos os participantes não eram provenientes das áreas definidas como de risco ou que não tinham tido contacto com alguém dessas zonas.

    A Feira de Berlim é incapaz de satisfazer todas essas exigências”, adiantaram os organizadores, que recordaram que já tinham dito que a decisão de cancelar ou não grandes eventos só se poderia fazer por recomendação ou ordem das autoridades relevantes.

    Christian Goke, diretor da entidade que alberga a feira, a Messe Berlin GmbH, disse, por sua parte, que “com mais de 10 mil expositores de mais de 180 países a ITB Berlin é de importância extraordinária para a indústria mundial do turismo”.

    O presidente da comissão de supervisão da Messe Berlin, Wolf-Dieter Wolf, salientou que esta foi a primeira vez em 54 anos que esta decisão foi tomada.

    Ao contrário, o Festival Internacional de Cinema, o Berlinale, que está a decorrer em Berlim, deve encerrar no fim de semana, como calendarizado.

    Agência Lusa

  • DGS: 7 novos casos suspeitos nas últimas 24 horas. Falta apurar o resultado de dois casos

    Houve 7 novos casos suspeitos de coronavírus em Portugal nas últimas 24 horas, avança a Direção-Geral de Saúde (DGS). Até ao momento, não há nenhum caso confirmado de Covid-19 no país.

    Foram registados um total de 59 novos casos em Portugal, sendo que 57 foram negativos, ou seja, há apenas dois doentes a aguardar os resultados das análises. Ainda assim, “o risco para a saúde pública em Portugal é considerado moderado a elevado”, lê-se no briefing da DGS.

    “Tendo em conta a situação epidemiológica mundial, é necessário considerar a hipótese da importação de casos de doença de cidadãos provenientes da China ou de outras áreas com transmissão comunitária ativa”, refere ainda o documento.

  • ONU pede à comunidade internacional para evitar alarmismo

    O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, instou hoje a comunidade internacional a evitar o alarmismo em relação à epidemia do Covid-19, considerando, no entanto, que os países devem estar preparados para conter o surto.

    Este não o momento para pânico, é o momento para estarmos preparados, totalmente preparados”, disse António Guterres, citado pela agência espanhola Efe.

    Guterres realçou que a comunidade internacional deve “fazer tudo o que seja possível” para conter a epidemia do Covid-19, sem “estigmas e respeitando os direitos humanos”.

    Agência Lusa

  • Ministro da Saúde francês confirma 57 casos de coronavírus em França

    Olivier Vérn, ministro da Saúde francês, acaba de anunciar que o número de infetados com coronavírus em França aumentou de 38 (número registado ontem) para 57. Ou seja, em 24 horas houve mais 19 casos novos.

  • Marta Temido: "A autoridade nacional de saúde, em caso de necessidade, pode requisitar serviços a terceiras entidades"

    A ministra da Saúde falou esta tarde aos jornalistas no Seixal, à saída do Congresso Nacional da Associação de Unidades de Cuidados na Comunidade. Num curto momento de perguntas e respostas, Marta Temido assumiu que “num cenário em que o número de casos o justifique, está prevista a requisição de serviços a terceiros”. A ministra assume que logo “na primeira reunião do Conselho Nacional de Saúde Pública”, tanto a União de Misericórdias como a Associação Portuguesa da Hospitalização Privada “demonstraram total disponibilidade para ajudar”.

    Temido referiu ainda que a até a nova lei de bases da Saúde “prevê que a Autoridade Nacional de Saúde, em caso de necessidade, possa requisitar serviços a terceiras entidades, quer em termos de camas quer em termos laboratoriais. A rede do SNS dará a sua melhor resposta mas estamos a trabalhar em articulação.”

    Foi também assumido pela ministra “um reforço de 20% no stock de medicamentos, em todos os hospitais do SNS”, já que admitem poder vir a “ter dificuldades na cadeia de abastecimento de medicamentos.”

    Finalmente a ministra apelou ainda à calma: “O próprio diretor da OMS alertou para a necessidade de termos em atenção que a pior forma de combater o vírus é utilizando a discriminação ou medidas que não sejam proporcionais.”

  • DGS divulga lista de hospitais de referência para uma eventual escalada de casos de coronavírus em Portugal

    Através de uma nota enviada à comunicação social, a Direção-Geral de Saúde divulgou uma lista de hospitais para onde deverão ser dirigidos os casos de coronavírus caso os três já definidos deixem de ter capacidade para atender mais infetados. Aqui estão eles:

    Norte: Hospital de Braga / Hospital de Santo António (CHUP) / ULS Matosinhos / Centro Hospitalar Tâmega e Sousa

    Centro: Hospital Pediátrico de Coimbra (CHUC) / ULS Guarda

    Lisboa e Vale do Tejo: Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (Hospital de Santa Maria e Hospital Pulido Valente) / Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Ocidental (Hospital de Egas Moniz e Hospital de São Francisco Xavier)

    Alentejo: ULS Litoral Alentejano

    Algarve: Centro Hospitalar Universitário do Algarve

  • ARSC lança comunicado para esclarecer situação de doente mantido em casa de banho

    A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) emitiu um comunicado esta tarde para esclarecer o episódio caricato, reportado hoje pela comunicação social, sobre “o atendimento de uma situação, no Centro de Saúde de Cantanhede, com suspeitas de infeção COVID-19”, que foi mantida numa casa de banho como forma de garantir o seu isolamento.

    “A Administração Regional de Saúde do Centro confirma que ontem, 27 de fevereiro, uma cidadã portuguesa, proveniente de Milão, foi atendida, por volta das 09h00, no balcão de atendimento do Centro de Saúde de Cantanhede, tendo-lhe sido fornecida uma máscara e procedido ao seu encaminhamento para uma área de isolamento mais próxima e segura, o hall de casa de banho.

    Desta forma, foi evitado o contacto da pessoa com os demais utentes e profissionais da unidade de saúde. De imediato, foi prestada a devida assistência médica, tendo havido o cuidado de a manter confortável. A cidadã em causa contou com apoio e observação clínica durante a sua estada no Centro de Saúde de onde saiu, por volta das 16h00, após o seu caso não ter sido validado como suspeito, e com a indicação de que, mais tarde, seria contactada pela delegada de saúde para início de vigilância ativa.

    A ARSC informa que o Centro de Saúde de Cantanhede possui dois espaços para o acolhimento de situações que possam indiciar infeção pelo novo coronavírus. Posteriormente, a cidadã em causa apresentou-se no Hospital Pediátrico, de forma adequada, acompanhando o seu filho, que apresentava febre. A família permaneceu no carro a partir do qual estabeleceu ligação telefónica com o hospital, evitando contactos. Entretanto, os delegados de Saúde local e Regional efetuaram as diligências necessárias, junto da direção do hospital e da Direção Geral da Saúde, tendo a criança ficado internada para investigação. O estudo analítico revelou hoje resultados negativos para infeção por coronavírus.

    A criança já teve alta em bom estado de saúde. A propósito do referido caso, a ARSC recorda, e reforça, as orientações a serem seguidas por pessoas, assintomáticas, provenientes de Itália: manterem-se vigilantes e atentas nas 14 horas após a chegada; vigiar sintomas, em especial a febre, medindo e registando a temperatura, de preferência, duas vezes ao dia. Tendo sintomas, contactar o SNS 24 – 808 24 24 24 – referindo ser proveniente de Itália. Para a população em geral, a ARSC sublinha a importância de reforçar a higiene das mãos – lavando-as com água e sabão – e da adoção da etiqueta respiratória. Se espirrar ou tossir, faça-o a mais de um metro dos outros, usando lenços descartáveis e, na sua, falta, fazendo-o com recurso ao braço.”

  • Pelo menos 210 pessoas podem ter morrido no Irão vítimas de coronavírus

    A BBC reporta que pelo menos 210 infetadas com o Covid-19 morreram no irão Iran, isto segundo o que fontes dentro do sistema de saúde iraniano disseram a delegação persa deste órgão de comunicação social britânico. Este valor está bem acima dos 34 revelados oficialmente na passada quinta-feira.

    Oficialmente o governo iraniano diz existirem 388 pessoas infetadas com coronavírus, mas a veracidade desse número é muito contestada. A maior parte das vítimas é de Teerão e de Qom.

    O governo iraniano continua a dizer que está a agir em conformidade e nega estar a ocultar informações.

  • Chamadas para a linha de emergência na Madeira triplicaram esta semana

    O número de chamadas para a linha de emergência criada na Madeira no âmbito do plano de contingência para o coronavírus Covid-19 aumentou esta semana de 23 para 65, disse hoje o secretário da Saúde.

    Com a proximidade dos casos que estão a ser detetados e relatados, de facto, o número de chamadas intensifica-se”, disse Pedro Ramos, esclarecendo que o aumento das chamadas surgiu na sequência do caso referenciado num hotel em Tenerife (Canárias), no início desta semana, bem como do surto em Itália.

    O governante falava aos jornalistas durante uma visita à sala de triagem para casos suspeitos de infeção pelo coroanavírus Covid-19, junto ao Serviço de Urgência do Hospital Central do Funchal.

    O governante frisou ainda que, “a nível regional, não há casos suspeitos, não há casos confirmados”, há sim “casos acompanhados ao nível do domicílio, porque há uma série de chamadas feitas para a linha de emergência”. Pedro Ramos vincou que essas pessoas estiveram, na maioria, em viagem e agora estão a ser “perfeitamente acompanhadas”, sublinhando que “não são casos suspeitos”.

    “Não existem casos na Região Autónoma da Madeira”, reforçou, acrescentando que o plano de contingência está preparado para dar resposta de acordo com as recomendações nacionais e internacionais.

    A sala de triagem no Hospital Central do Funchal, instalação de referência para o coronavírus Covid-19 no arquipélago, tem capacidade para albergar dois doentes em isolamento.

    É mais um passo em frente no plano de contingência elaborado pela Região Autónoma da Madeira e apresentado no dia 3 de fevereiro, um plano que segue as recomendações nacionais e internacionais e que tem tido várias adaptações”, disse Pedro Ramos.

    O governante explicou ainda que as autoridades vão intensificar as ações de informação à população e aos diversos setores de atividade, nomeadamente na área do turismo, considerando a possibilidade de ser detetado algum caso suspeito ou positivo num hotel ou a bordo de um navio de cruzeiro.

    Agência Lusa

  • União Europeia marca reunião extraordinária de ministros da Saúde

    Os ministros da Saúde da União Europeia vão ter uma reunião extraordinária a 6 de março para discutir o surto de coronavírus, afirma a Reuters citando um responsável ligado à UE.

    Esta será a segunda reunião do género depois de no início de fevereiro ter acontecido a primeira.

1 de 5