O governo japonês doou 13,5 milhões de dólares (12 milhões de euros) para financiar 122 projetos comunitários moçambicanos, anunciou esta sexta-feira o embaixador nipónico em Maputo.

“A doação acontece através do programa de assistência para projetos e segurança humana, designado APC, destinado a responder às diferentes necessidades básicas humanas”, disse Yasuhiro Mitsui, encarregado de negócios da embaixada de Japão em Moçambique.

Yasuhiro Mitsui falava esta sexta-feira na cerimónia de assinatura de seis contratos de doação para projetos comunitários avaliados em 482 mil dólares (440 mil euros).

O governo nipónico vai financiar a construção dois gabinetes de consulta médica em dois distritos da província de Gaza (sul), bem como a construção do Instituto Agrário Familiar Rural, na mesma região.

Na zona Centro, serão construídos nove furos de água no distrito de Mocuba, província da Zambézia, e instalados equipamentos no Hospital Central da Beira, em Sofala, província que vai também beneficiar de um instituto politécnico médio no âmbito do mesmo financiamento.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na província de Cabo Delgado, o Japão vai financiar o projeto de eletrificação solar no bloco operatório da maternidade e do laboratório do Centro de Saúde de Metoro, distrito de Ancuabe.

O Japão tem sido um parceiro determinante no apoio aos esforços do governo moçambicano na prossecução dos objetivos de desenvolvimento económico e social sustentável.

A nível económico, o Japão financiou o Corredor de Nacala, no norte do país, bolsas de estudos no âmbito do programa da Iniciativa Abe e capacitação de curta duração em diferentes especialidades.

No setor da energia, destacam-se os financiamentos aos projetos da central térmica de ciclo combinado de 110 MW em Temane, província de Inhambane, central termoelétrica a gás natural de ciclo combinado da cidade de Maputo, todas no sul do país.

O Japão financiou ainda o reforço da rede elétrica do Corredor de Nacala, central termoelétrica a carvão de 1200MW em Tete e a assistência técnica ao plano diretor da Eletricidade de Moçambique.