787kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

O candidato Wilson Manafá apresentou lista às eleições e tem apoios de peso (a crónica do Santa Clara-FC Porto)

Este artigo tem mais de 4 anos

FC Porto jogou pouco e jogou curto mas jogou o suficiente para bater o Santa Clara (0-2). Manafá foi titular, marcou e apresentou candidatura ao onze com apoio de Corona, que rende mais no meio-campo.

O lateral direito abriu o marcador ainda na primeira parte
i

O lateral direito abriu o marcador ainda na primeira parte

LUSA

O lateral direito abriu o marcador ainda na primeira parte

LUSA

O FC Porto vive um momento único em quase 30 anos. Pela primeira vez desde 1991, Jorge Nuno Pinto da Costa terá um adversário no próximo ato eleitoral. Mais: pela primeira vez desde que é presidente, desde 1982, Jorge Nuno Pinto da Costa terá mais do que um adversário no próximo ato eleitoral. Entre domingo e segunda-feira, em menos de 24 horas, José Fernando Rio e José Martins Soares anunciaram ambos as respetivas candidaturas à presidência do FC Porto. Um é um nome novo, o outro é um reincidente que tinha sido até agora o único corajoso — juntos, são a confirmação de que a liderança do presidente de há quase 40 anos começa a, está a ser e será questionada.

Algo que, ainda assim, não afetava diretamente a equipa principal de futebol: mas que revelava, pela primeira vez em décadas, que o unionismo e a unanimidade aparentemente vitalícia no FC Porto poderia ter um fim. E o principal motivo para esse fim era um fator que, esse sim, afetava diretamente a equipa principal de futebol. Esta segunda-feira, depois do anúncio de Fernando Rio e antes do de Martins Soares, a imprensa desportiva desdobrava-se sobre os problemas financeiros dos dragões — que podem obrigar a um desmembramento da equipa de Sérgio Conceição já no verão.

Ficha de jogo

Mostrar Esconder

Santa Clara-FC Porto, 0-2

23.ª jornada da Primeira Liga

Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, Açores

Árbitro: Carlos Xistra (AF Castelo Branco)

Santa Clara: Marco, Sagna, Fábio Cardoso, João Afonso, Sanussi, Lincoln, Anderson Carvalho, Francisco Ramos (Crysan, 82′), Carlos Jr (Diogo Salomão, 86′), Costinha (Ukra, 77′), Thiago Santana

Suplentes não utilizados: André Ferreira, Rashid, Candé, Zé Manuel

Treinador: João Henriques

FC Porto: Marchesín, Manafá (Pepe, 84′), Mbemba, Marcano, Alex Telles, Corona (Romário Baró, 67′), Danilo, Sérgio Oliveira, Otávio, Marega (Nakajima, 90′), Soares

Suplentes não utilizados: Diogo Costa, Aboubakar, Loum, Fábio Silva

Treinador: Sérgio Conceição

Golos: Wilson Manafá (37′), Marcano (76′)

Ação disciplinar: cartão amarelo a Wilson Manafá (45′), a Otávio (63′), a Marco (70′), a Soares (72′), a Anderson Carvalho (89′)

Entre Danilo, Otávio, Alex Telles e Jesús Corona, são vários os candidatos a uma saída na próxima janela de transferências. Uma saída com vista a um encaixe financeiro obrigatório e urgente cuja necessidade é o principal impulso para o surgimento das candidaturas de José Fernando Rio e José Martins Soares, numa espécie de ciclo que começa e termina no mesmo sítio. Esta segunda-feira, entre candidatos e candidaturas a saídas e entradas, o FC Porto visitava o Santa Clara nos Açores com o objetivo das últimas semanas: ganhar, pressionar o Benfica e esperar por um deslize dos encarnados com o Moreirense para ficar em primeiro lugar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dias depois da eliminação nos 16 avos de final da Liga Europa, às mãos de um Bayer Leverkusen superior em toda a linha que destruiu uma teórica “dimensão europeia” do FC Porto, os dragões tinham no regresso de Danilo Pereira à titularidade mais de um mês depois a principal boa notícia. Luis Díaz e Zé Luís, ambos lesionados, abriam espaço às entradas de Manafá e Soares no onze, já que Corona deixava a direita da defesa e passava a ocupar um lugar no setor intermédio. O jogador mexicano, um dos mais influentes na equipa a par de Alex Telles e Otávio, subia no terreno para tentar oferecer as soluções ofensivas e a criatividade que tem faltado ao grupo de Sérgio Conceição.

Em Ponta Delgada, o FC Porto ia ficando em vantagem logo aos três minutos, quando João Afonso intercetou um cruzamento para a própria baliza e viu o guarda-redes Marco evitar um autogolo ao defender para o poste (3′). O lance protagonizado pelo central açoriano, que não foi propriamente uma oportunidade criada pelos dragões, seria mesmo a jogada mais perigosa da equipa de Sérgio Conceição durante praticamente toda a primeira parte. O FC Porto tinha mais bola, mais posse e mais controlo mas não conseguia transformar nenhum desses fatores em oportunidades ou ocasiões: as transições raramente chegavam a Soares ou Marega, que estavam persistentemente isolados nos últimos 30 metros adversários, e Corona e Otávio raramente conseguiam desequilibrar nas alas. O treinador dos dragões não estava longe dessa realidade e colocou Romário Baró e Nakajima a aquecer desde muito cedo, com a clara noção de que a equipa precisava de uma injeção de rebeldia que pudesse romper com as linhas açorianas.

Do outro lado, e quando aos 20 minutos o FC Porto ainda não tinha feito qualquer remate, o Santa Clara começou a ganhar confiança e conforto para subir os setores e avançar no terreno, à procura principalmente das costas de Wilson Manafá, que perdeu a bola seis vezes nos primeiros dez minutos. O primeiro aviso surgiu com uma tentativa de remate acrobático de Marco (18′), depois de um cruzamento a partir da direita, e a segunda oportunidade esbarrou com estrondo na trave, na sequência de um livre direto cobrado por Costinha (33′). Acabou por ser no melhor período do Santa Clara, quando a equipa de João Henriques começou a fazer o que o FC Porto ainda não tinha conseguido — chegar com perigo à grande área adversária e deixar em trabalhos a defesa contrária –, que os dragões acabaram por abrir o marcador no primeiro remate enquadrado que fizeram.

Num lance totalmente inédito e numa movimentação que ainda não tinha sido testada, Wilson Manafá saiu da ala direita para explorar o jogo interior da faixa central e tabelou com Sérgio Oliveira. O lateral recebeu mais à frente e rematou na diagonal, à saída de Marco, inaugurando o marcador (37′) e retirando alguma da ansiedade que já era visível nos rostos que estavam no banco de suplentes do FC Porto. Até ao intervalo, o mesmo Manafá viu Carlos Xistra mostrar-lhe o cartão vermelho direto, depois de uma entrada dura sobre Costinha, mas o árbitro de Castelo Branco acabou por voltar atrás na decisão depois de consultar as imagens do VAR.

[Carregue nas imagens para ver alguns dos melhores momentos do Santa Clara-FC Porto:]

No início da segunda parte, o FC Porto precisava de fazer algo mais para evitar sofrer até ao fim do jogo. Perante um Santa Clara atrevido e a jogar de igual para igual, a equipa de Sérgio Conceição já tinha feito o mais difícil — marcar um golo — mas precisava ou de cerrar fileiras na perfeição ou de aumentar a vantagem para gerir a partida. De uma forma ou de outra, era necessário subir alguns níveis face àquilo que foi mostrado durante o primeiro tempo.

Não foram precisos muitos minutos, porém, para perceber que a opção tomada tinha sido a primeira. O FC Porto ia circulando a bola, mantendo o controlo dos desígnios da partida e a posse que permitia manter o Santa Clara afastado da grande área de Marchesín. Para isso, muito contribuía Danilo, que apesar de não estar ainda com o ritmo competitivo natural e a que nos é habituou confere uma segurança maior ao setor intermédio da equipa. Com Sérgio Oliveira e Danilo, apesar da qualidade de Uribe, os dragões constroem a partir de uma linha inicial mais concisa e defendem com a confiança de terem dois jogadores certinhos à frente dos centrais.

O Santa Clara não desistia do resultado, até porque o FC Porto não dava mostras de querer ser demolidor e cometia erros que permitiam aos açorianos sonhar com a conquista de pontos frente a um dos “três grandes”. Depois de Costinha na primeira parte, foi Lincoln a acertar novamente nos ferros da baliza de Marchesín, com um livre direto batido de pé esquerdo onde o guarda-redes dos dragões nunca chegaria (54′), e a equipa de João Henriques criava perigo principalmente através de lances de bola parada de que ia beneficiando.

A melhor oportunidade para o FC Porto aumentar a vantagem acabou por aparecer, tal como tinha acontecido na primeira parte, algo caída do céu. Num lance que parecia inofensivo, Marco atingiu Otávio com o joelho dentro da grande área e Carlos Xistra assinalou grande penalidade — o médio brasileiro chegou a estar inanimado mas recuperou rapidamente. Na conversão, porém, Alex Telles acertou no poste (76′) e falhou a possibilidade de acrescentar mais um número à já longa lista de golos que leva esta temporada na conta pessoal. O golo só tardou mais dois minutos, já que Marcano acabou por conseguir aumentar a vantagem de cabeça na sequência de um livre batido na perfeição por Sérgio Oliveira (76′).

Apesar do jogo pouco conseguido e imensamente complexo, face ao mérito do Santa Clara e à boa organização dos açorianos, o FC Porto venceu nos Açores graças à tremenda eficácia (dois remates à baliza, dois golos) e ficou à condição no primeiro lugar da Liga, já que à hora do apito final o Benfica estava ainda empatado sem golos na Luz com o Moreirense. Os dragões somaram a sexta vitória consecutiva no Campeonato, Sérgio Oliveira esteve em destaque com as duas assistências a uma consistência que tem estado patente sempre que está disponível mas acabou por ser Wilson Manafá, que abriu o marcador num bom movimento e acabou a ser substituído em dificuldades físicas, a mostrar-se a Sérgio Conceição. Em dias de candidaturas e onde muito se falou de eleições, o lateral direito parece ter apresentado a lista para entrar de vez no onze inicial do FC Porto: afinal, Corona rende mais quando joga no meio-campo, Manafá responde bem a defender e a atacar e a solução de jogar com ambos parece ser cada mais uma opção que Conceição vai levar a sério.

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora