Pelo menos 50 pessoas morreram no domingo em três aldeias do estado de Kaduna, no norte da Nigéria, durante um ataque de cerca de 100 homens armados, anunciaram esta segunda-feira as autoridades de segurança nigerianas.

Cerca de 100 homens armados, suspeitos de pertencer a um grupo que tem feito vários roubos e sequestros de gado, atacaram as aldeias de Kerawa, Zareyawa e Marina, no distrito de Igabi, disparando contra os moradores, saqueando e incendiando casas, de acordo com a polícia local.

“O comando da polícia recebeu um relatório desses ataques e enviámos homens para a área para reunir mais informações”, disse à AFP o porta-voz da polícia estadual, Mohammed Jalige.

“Até agora, foram encontrados 50 corpos, mas o número não é definitivo e muito provavelmente aumentará, uma vez que as operações de socorro ainda estão em andamento“, disse um dos deputados desse estado, Zayyad Ibrahim.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os homens armados atacaram as aldeias quando os fiéis estavam a sair das mesquitas após as orações, disparando aleatoriamente contra a população, disse Ibrahim, acrescentando que os feridos tinham sido levados para dois hospitais na área.

Um chefe da aldeia de Kerawa, Dayyabu Kerawa, disse que “51 pessoas foram enterradas” no domingo à tarde após o ataque, considerando que é uma represália contra as operações do exército na área.

“Os ataques foram uma resposta às operações militares em andamento contra os esconderijos dos bandidos na floresta”, disse Kerawa, acrescentando: “Os bandidos acusaram as pessoas destas aldeias de fornecer informações sobre os seus esconderijos aos militares”.

No mês passado, 21 pessoas foram mortas num ataque semelhante contra a aldeia de Bakali, no distrito vizinho de Giwa.