Histórico de atualizações
  • Maine é a última incógnita, mas tem pouca expressão

    Com este resultado no Texas, o Maine fica assim a ser o único estado onde não há nenhum vencedor indicado nem pelas projeções, nem pelos votos apurados. Neste momento, 81% dos votos estão contados e Biden e Sanders estão praticamente empatados, com 33,9% e 33,1%, respetivamente.

    No entanto, tendo em conta que o Maine tem apenas 24 delegados para distribuir, é menos relevante para as contas finais do que o Texas e a Califórnia, onde estão os grandes números.

  • Projeções: Biden vence no Texas

    E eis que se desfazem as dúvidas. A NBC e a Associated Press estão ambas neste momento a dar Joe Biden como vencedor no estado do Texas — o que a confirmar-se, pode ser decisivo para combater a vitória de Sanders na Califórnia. Os dois estados são aqueles onde há mais delegados em jogo (415 na Califórnia, 228 no Texas), razão pela qual a vitória em qualquer um deles é muito importante — e quanto mais expressiva, mais delegados deverá garantir ao vencedor.

    Quanto a números finais na contagem dos delegados, teremos de esperar que os votos sejam todos escrutinados, algo que ainda pode demorar dias. Para a semana há nova etapa das primárias.

  • Longas filas para votar no Texas e na Califórnia

    O atraso na contagem de votos no Texas explica-se, em parte, pela demora de todo o processo naquele estado — em alguns locais atrasado por questões ténicas, noutros simplesmente pela forte participação eleitoral. É o caso de Hervis Rogers, um eleitor que é o último na fila de uma assembleia de voto na Texas Southern University. Está à espera para votar há cinco horas, conta a jornalista Jen Rice.

    A Califórnia também tem ainda longas filas para votar, mas as projeções são mais sólidas, razão pela qual já é possível dar como mais garantida a vitória para Bernie Sanders. Já no Texas, parece que irá haver emoção até ao final.

  • Texas, a grande dúvida às 5h30 da manhã

    Com a Associated Press a projetar a vitória de Bernie Sanders na Califórnia, a grande dúvida que resta desta noite está no Texas, o segundo maior estado em termos de delegados (228).

    Sem nenhuma projeção oficial e com 67% dos votos contados, Joe Biden segue com uma ligeiríssima vantagem que vai oscilando entre os 1% e 2% de diferença face a Sanders.

    Tendo em conta o número de delegados em jogo, esta é uma corrida importantíssima. A única que continua em aberto para além do Texas, é o Maine. Apesar de a Associated Press ter previsto vitória para Bernie Sanders, mais nenhum órgão de comunicação norte-americano arriscou apostar num vencedor com base nas sondagens à boca das urnas. Biden segue à frente, mas a diferença é milimétrica. Contudo, aqui só estão em jogo 24 delegados, um valor muito aquém da dimensão em causa no Texas.

  • Ponto de situação às 04h45

    Já passa das 4h30, todas as urnas já estão oficialmente encerradas e é uma boa altura para fazer um ponto de situação.

    • De acordo com as projeções, Joe Biden segue à frente como vencedor em maior número de estados. São oito ao todo (Alabama, Arkansas, Carolina do Norte, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee e Virginia) e alguns representam vitórias muito importantes. É o caso do Massachusetts, onde teve uma vitória inesperada, do Minnesota, onde beneficiou do apoio de última hora da senadora local e ex-candidata Amy Klobuchar e da Virginia, onde ganhou por uma margem arrasadora com 53% dos votos. Se a campanha de Biden começou a regressar lentamente à vida na Carolina do Sul, na semana passada, esta noite pode gabar-se de estar pronta para correr e saltar.
    • Bernie Sanders ainda só tem garantida a vitória no Vermont, no Colorado, no Utah e na Califórnia — mas este último estado vale por muitos. Ao todo, há 415 delegados em jogo no estado da costa leste, razão pela qual Sanders pode mesmo ser o candidato que conquista mais delegados esta noite, apesar de ter menos estados conquistados do que Biden.
    • Mike Bloomberg e Elizabeth Warren estão a ter noites para esquecer. O primeiro gastou milhões, mas não conseguiu nenhuma vitória e só alcançou um honroso segundo lugar no estado do Utah. Já Warren ficou bastante para trás, inclusivamente no estado que representa no Senado, o Massachusetts, onde algumas sondagens lhe chegaram a dar vitória. Uma noite para esquecer.

  • Bloomberg apaga a luz, literalmente

    Na sede de campanha de Bloomberg para esta Super Tuesday parece que já é hora de dormir. Depois de uma noite em que Bloomberg sai sem ganhar em qualquer estado (venceu apenas da Samoa Americana, que não é tecnicamente um estado, mas um território), e onde não passou do terceiro lugar nos melhores dos casos, o ex-mayor de Nova Iorque não tem razões para festejar.

    Tanto que, repetimos, já apagaram as luzes na sede de campanha. Não tivesse a câmara da NBC um foco de luz e o jornalista Gabe Gutierrez teria ficado completamente às escuras.

    NBC

  • Projeção: Sanders vence na Califórnia

    A Associated Press projeta Bernie Sanders como vencedor na Califórnia — um bálsamo para o senador do Vermont numa noite que não correu como mais esperava. Ainda assim, ao ganhar na Califórnia, que com 415 delegados é o maior estado destas primárias, Bernie Sanders pode até acabar esta Super Tuesday com mais delegados do que Joe Biden.

    Ou seja: as contas desta Super Tuesday ainda estão longe de estarem fechadas.

  • Resultados finais da Califórnia podem demorar

    O resultado da Califórnia é o mais importante da noite, com a eleição de 415 delegados, mas pode não ser possível saber já hoje, com certeza, quem ganhou e por que margem. O FiveThirtyEight explica que a maioria dos californianos vota por correio e os boletins de voto podem chegar às comissões eleitorais até sexta-feira. Só uma vantagem muito significa de um dos candidatos permitirá que seja declarado vencedor de imediato.

  • Projeção: Biden ganha o Massachusetts. Noite complicada para Warren

    Biden e Sanders já discursaram esta noite e parecem estar animados. Já Elizabeth Warren, que discursou no início da noite, se falasse agora não teria muitas razões para sorrir. Não só a senadora está a ter dificuldade em chegar a um dos dois primeiros lugares em praticamente todos os estados, como até nos locais onde as sondagens lhe davam mais hipóteses os resultados estão a ser piores do que o esperado.

    É o caso do Massachusetts, estado que representa enquanto senadora: com 59% dos votos contados, Warren segue apenas em terceiro lugar, com 20% dos votos, atrás de Biden (34%) e Sanders (27%). A CNN acabou de projetar que Biden vencerá nesse estado.

  • Projeção: Sanders vence no Utah

    A Associated Press já avança a vitória de Bernie Sanders no Utah como quase certa. Contudo, isso não lhe deverá servir de muito para já. A derrota provável no Minnesota, estado onde tinha vencido em 2016, e a contagem de votos que o dá taco a taco com Biden no Maine, são algumas das dores de cabeça que só se resolverão se Sanders conquistar o Texas ou a Califórnia.

  • Biden: "Disseram que estávamos feitos. Digam isso ao outro tipo!"

    Logo a seguir a Sanders, falou Biden, diretamente de Los Angeles, na Califórnia. “Está a ser uma boa noite! Está a ser uma boa noite e parece que até vai ficar melhor. Não é por acaso que lhe chamam Super Terça-Feira!”, atirou ao início o ex-vice-Presidente, que está a ter uma noite favorável até agora.

    “Até há uns dias, os comentadores e a imprensa diziam que a campanha estava morta. Até que depois veio a Carolina do Sul e aí já tinham o que dizer. E disseram que quando chegássemos à Super Tuesday estaríamos feitos. Bom, digam isso ao outro tipo!”, disse Joe Biden, claramente a gozar o prato desta aparente reviravolta.

    De seguida, prometeu políticas de saúde (mantendo a ideia de escolha entre privado e público), combate às alterações climáticas, maior controlo às armas, redução das propinas, entre outras coisas.

    “Vamos ser claros: não foi Wall Street que construiu este país, foram vocês, foi a classe média. E os sindicatos construíram a classe média”, disse Joe Biden, tornando claro que além do eleitorado afro-americano (o que lhe é mais fiel) quer garantir o eleitorado de colarinho azul, que disputa com Bernie Sanders e que em estados como a Pensilvânia, Michigan e Ohio ajudou a eleger Trump em 2016.

    NBC

  • Urnas fechadas no Utah

    Entretanto, as urnas fecharam no estado do Utah às 3h (hora de Lisboa). Não, porém, projeções neste estado. Na contagem de votos, Bernie Sanders segue na frente, com 32,3%, bastante destacado do segundo classificado, que neste caso é Michael Bloomberg (18%).

  • Em noite (até agora) morna, Sanders começa os ataques diretos a Biden

    Numa noite que para já não lhe está a correr de feição, perante uma onda de bons resultados de Joe Biden, Bernie Sanders já começou a atacar o ex-vice-Presidente, num discurso a partir de Burlington, no Vermont.

    “Um de nós nesta corrida liderou a oposição à guerra no Iraque. Estão a olhar para ele”, disse, apontando para si mesmo. “Outro candidato votou a favor da guerra no Iraque”, disse, numa menção implícita a Joe Biden. “Um de nós passou a sua vida a lutar contra os cortes na segurança social e a lutar por expandir a segurança social. E outro candidato tem estado no Senado a defender cortes na segurança social, no Medicare, Medicaid e programas de apoio a veteranos”, continuou. E prosseguiu, agora sobre o NAFTA: “Um de nós liderou a oposição a tratados comerciais desastrosos que nos custaram milhões de empregos — e essa pessoa sou eu… — e outro candidato votou a favor de tratados comerciais desastrosos”.

    Sanders começou o seu discurso a dizer que foi naquela cidade que foi eleito mayor pela primeira vez — há 31 anos a esta data, precisamente. Nessa altura, venceu de forma inesperada por 10 votos, e agora diz que será o mesmo nas primária e depois presidenciais.

    Também falou de derrotar Trump. “Não dá para vencer Trump com as políticas de sempre, o que precisamos é de políticas novas que tragam as pessoas da classe trabalhadora para o nosso movimento, que tragam jovens para o nosso movimento, e que em novembro criem a maior participação eleitoral na história política americana”, disse Bernie Sanders.

    NBC

  • Projeção: Biden vence no Arkansas

    A Associated Press volta a dar Joe Biden como vencedor em mais um estado — desta vez, é o Arkansas. É o sexto estado a ser atribuído ao ex-vice-Presidente.

  • Projeção: Biden vence no Minnesota

    A projeção da Associated Press dá a vitória a Joe Biden no Minnesota. O estado é estado-natal da senadora Amy Klobuchar, que desistiu da corrida esta segunda-feira e declarou o seu apoio ao antigo vice-presidente, talvez dando-lhe um último empurrão no Minnesota.

  • Sanders à frente no Texas, mas com vantagem pouco segura

    No Texas, as contas estão longe de estar fechadas, mas até agora estão a correr melhor a Bernie Sanders do que a Joe Biden. Com 24% dos votos contados, 29% vão para Sanders e 22% vão para Biden. Atrás, em terceiro, está Bloomberg, com 19%. Em quarto lugar surge Warren — que com os 14% para já apontados pela NBC deixam a senadora do Massachusetts aquém do limiar de 15% para eleger delegados.

    O Texas, com 228 delegados, é o segundo maior estado a votos esta noite, atrás apenas da Califórnia, com 415.

    NBC

  • Projeção: Tennessee conquistado por Biden

    De acordo com a sondagem à boca das urnas da NBC, este estado do sul terá sido ganho por Joe Biden. Mais uma vez, não há surpresas aqui, já que este era um resultado previsto pelas sondagens, até pela composição demográfica do estado, que tem bastantes afro-americanos.

    As grandes dúvidas estão, de facto, nos grandes estados do Texas e da Califórnia. Veremos se há projeções para o Texas em breve ou se teremos de esperar pela contagem dos votos.

  • Projeção: Joe Biden vence no Oklahoma

    A Associated Press está a dar a vitória de Joe Biden no Oklahoma. Era uma vitória prevista pelas sondagens mais recentes, que apontaram para uma subida do ex-vice-Presidente naquele estado do Midwest, às custas de Bernie Sanders, que chegou a ser favorito.

    Ao todo, o Oklahoma elege 37 delegados.

  • Projeção: Bernie Sanders ganha o Colorado

    A projeção da Associated Press dá a vitória no estado do Colorado a Bernie Sanders, algo que não surpreende tendo em conta a vantagem que já tinha nas várias sondagens. O candidato já tinha também vencido este estado nas primárias de 2016, que acabou por perder para Hillary Clinton.

  • Ponto de situação às 2h

    Às 2h irão fechar as urnas nos estados do Colorado, do Minnesota e da parte do Texas onde ainda se vota neste momento. Antes de sabermos o resultado que dão as projeções nesses locais, vamos a um ponto de situação:

    • Joe Biden terá ganho nos estados da Virginia, da Carolina do Norte e do Alabama. Destes três, o mais importante é o da Virginia, não só porque é aquele onde há mais número de delegados em jogo (99), mas também porque era um dos estados cujas sondagens davam resultados mais incertos. O facto de a Virginia ter uma grande fatia da população composta por afro-americanos, que tendem a apoiar Biden (ex-vice de Barack Obama) terá jogado a seu favor. Este pode ser um sinal de que a campanha de Biden poderá estar num movimento ascendente, depois de, na semana passada, ter vencido as primárias na Carolina do Sul.
    • Bernie Sanders terá vencido nos estados do Vermont e do Maine, zonas do nordeste do país que as sondagens já previam que o senador viesse a conquistar.
    • Mike Bloomberg não está a ter uma noite fácil, para já. Os milhões que investiu em anúncios publicitários ainda não lhe trouxeram resultados. Veremos como se traduzirá o investimento em número de delegados ou se haverá alguma surpresa noutro estado. A exceção é o território da Samoa Americana, onde foi o mais votado.
    • Elizabeth Warren não teve ainda resultados positivos esta noite. Em discurso no Michigan, onde se vota para a semana, pediu aos eleitores que evitassem o voto estratégico e que “votassem com o coração”. Está, portanto, a olhar em frente.

1 de 3