Um jovem de 16 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de abusar sexualmente de uma rapariga de 13 anos no Porto e Vila Nova de Gaia desde agosto passado, anunciou hoje aquela autoridade policial.

Em comunicado de imprensa, a PJ indica que o arguido e a vítima estavam ambos institucionalizados e teriam iniciado “há cerca de nove meses uma relação de namoro, que evoluiu para um relacionamento sexual consentido”.

As fugas da menor de idade da instituição que a vem acolhendo para se encontrar com o arguido, “tendo em vista a prática de relações sexuais” eram frequentes e o agora detido, apesar de saber a idade da vítima, manteve o relacionamento, registando “os atos sexuais, em imagens, que remeteu para outras pessoas”.

A PJ foi informada da situação e desenvolveu diligências que permitiram “recolher indícios seguros da prática dos referidos crimes e respetiva autoria”, culminando com a detenção do abusador.

O detido, estudante, é esta terça-feira presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.