O objetivo é estimular o gosto pela leitura, pela escrita e pelo desenho dos estudantes de vários países. Para isso, 325 alunos do ensino básico de 14 Estados ibero-americanos, Portugal incluído, vão poder escrever um capítulo inédito da história de D. Quixote de la Mancha, obra de Miguel de Cervantes, recriando as aventuras originais com referências locais.

O projeto “Quinto Quixote Ibero-americano” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Alcalá de Henares, Espanha, e tem parceria com a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) e da Universidade de Alcalá. A obra dos estudantes deverá ser apresentada a 22 de abril, véspera do Dia do Livro, na Casa de América, em Madrid.

Em Portugal, o projeto está entregue a um grupo de grupo de alunos do 9.º ano do Agrupamento Escolar n.º 3 de Elvas, guiados pela escritora Maria Inês Almeida.

Para além de Portugal, participam no projeto Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Uruguai.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR