Umaro Sissoco Embaló, autoproclamado Presidente da Guiné-Bissau, nomeou esta quinta-feira, por decreto presidencial, António Deuna como ministro da Saúde do país.

António Deuna é médico urologista formado na antiga União Soviética, trabalhava no Hospital Simão Mendes, em Bissau, e já foi diretor-geral dos Serviços de Proteção da Saúde.

Na terça-feira, Umaro Sissoco Embaló deu posse ao governo de Nuno Nabian, mas o nome indicado para ministro da Saúde ainda não era conhecido.

Umaro Sissoco Embaló, dado como vencedor das eleições presidenciais do país pela Comissão Nacional de Eleições, tomou posse há uma semana como Presidente do país, quando ainda decorre um recurso de contencioso eleitoral no Supremo Tribunal de Justiça, apresentado pela candidatura de Domingos Simões Pereira, que alega graves irregularidades no processo. Na sequência da tomada de posse, Umaro Sissoco Embaló demitiu Aristides Gomes, que lidera o governo que saiu das legislativas e que tem a maioria no parlamento do país, e nomeou Nuno Nabian para o cargo.

Umaro Sissoco Embaló demite primeiro-ministro da Guiné-Bissau

Após estas decisões, os militares guineenses ocuparam e encerraram as instituições do Estado guineense, impedindo Aristides Gomes e o seu governo de continuar em funções.

Golpe de estado em curso na Guiné-Bissau: instituições do Estado invadidas por militares

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, que tinha tomado posse na sexta-feira como Presidente interino, com base no artigo da Constituição que prevê que a segunda figura do Estado tome posse em caso de vacatura na chefia do Estado, renunciou no domingo ao cargo por razões de segurança, referindo que recebeu ameaças de morte.

Umaro Sissoco Embaló afirmou que não há nenhum golpe de Estado em curso no país e que não foi imposta nenhuma restrição aos direitos e liberdades dos cidadãos.

Umaro Sissoco Embaló diz que não há “golpe de Estado” na Guiné-Bissau

Mediadora da crise guineense, a Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), que primeiro reconheceu a vitória de Embaló, voltou agora a ameaçar impor sanções a quem atente contra a ordem constitucional estabelecida na Guiné-Bissau e acusou os militares de se imiscuírem nos assuntos políticos.

As Nações Unidas, a União Europeia e a Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) apelaram ao diálogo e à resolução da crise política com base no cumprimento das leis e da Constituição do país.