Para conter o principal foco de coronavírus em Portugal, a Direção Geral da Saúde decidiu mandar encerrar não só todas as escolas privadas e públicas de Lousada e Felgueiras, como também outros locais específicos onde existe a possibilidade de haver uma concentração significativa de pessoas. A medida foi tomada este domingo, depois de, no sábado, a DGS ter anunciado apenas o fecho temporário de uma escola, em Idães.

Além dos estabelecimentos de ensino, serão também encerrados temporariamente os seguintes locais “estabelecimentos de lazer/culturais e de utilização pública, designadamente ginásios, bibliotecas, piscinas, espaço para eventos e cinemas”.

Numa nova enviada às redações, assinada por Graça Freitas, a DGS aconselha os habitantes daqueles dois concelhos a “evitar deslocações desnecessárias e a participar em reuniões com elevado número de pessoas, de forma a reduzir o número potencial de pessoas contagiadas”.

O comunicado faz ainda um resumo dos números relativos ao novo coronavírus na região Norte. No total, há 23 casos confirmados (nenhum em cuidados intensivos) e, entre estes, 19 correspondem ao mesmo foco. Aguarda-se ainda os resultados laboratoriais de 21 pessoas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A DGS identificou ainda 646 contactos entre todas estas pessoas. Desses, 296 estão ou em isolamento profilático ou em vigilância ativa.

Recorde-se que, a nível nacional, são, até este domingo, 30 os casos positivos.

Leia aqui o comunicado da DGS na íntegra:

No âmbito da Emergência de Saúde Pública de Âmbito Internacional da COVID-19, e com o desenrolar da situação epidemiológica mundial, Portugal registou os seus primeiros casos de doença, ainda que com alguma restrição geográfica. Tendo em conta a informação disponível, à data, na região Norte, registam-se os seguintes casos:

• Nº total de casos confirmados: 23;
• Dos 23 casos confirmados, 19 correspondem ao mesmo foco.
• Nº de casos confirmados internados em cuidados intensivos: 0;
• Nº de contactos identificados: 646;
• Nº de contactos em isolamento profilático e vigilância ativa: 296;
• Nº de casos suspeitos a aguardar resultados laboratoriais: 21.

Tendo em conta a circunscrição de maioria destes casos aos concelhos de Felgueiras e Lousada, afetando também instituições escolares, a evidência apoia o fecho preventivo de todas as escolas. Estudos comparativos em circunstâncias de epidemia mostram que o fecho preventivo tem maior efeito quando comparado com o reativo.

De acordo com os dados conhecidos, a maioria das crianças tem quadros ligeiros a moderados mas têm um reconhecido papel como transmissoras de doença, sendo que a redução do contacto entre elas poderá retardar a transmissão da doença na comunidade.

Assim sendo, mediante o acumular de casos nos concelhos acima referidos, e correspondendo ao consensualizado entre as Autoridades de Saúde do nível nacional, regional e local, proceder-se-á ao encerramento não só dos estabelecimentos escolares (públicos e privados), mas também à suspensão de atividade dos estabelecimentos de lazer/culturais e de utilização pública, designadamente ginásios, bibliotecas, piscinas, espaços para eventos e cinemas. Esta medida é temporária e durará até ser levantado o encerramento por parte das Autoridades de Saúde.

As pessoas dos concelhos de Felgueiras e Lousada devem evitar deslocações desnecessárias e participar em reuniões com elevado número de pessoas, de forma a reduzir o número potencial de pessoas contagiadas.

Reconhecemos o impacto destas medidas, nomeadamente no dia-a-dia das populações residentes nestes concelhos, e agradecemos antecipadamente a colaboração de todos os cidadãos, que pode ser fundamental no controlo deste surto.

Recomenda-se o distanciamento social (evitar contacto próximo com outras pessoas) e a adoção de medidas de higiene das mãos, de limpeza de objetos e superfícies e de etiqueta respiratória (não espirrar, tossir ou falar em direção a outros ou para as mãos).

O conjunto destas medidas será alvo de revisão à medida que as circunstâncias epidemiológicas evoluírem.

Este é um desafio para a sociedade portuguesa e para outros países em todo o mundo. As medidas agora preconizadas e as atitudes individuais permitem minimizar o impacto desta ameaça à Saúde Pública.

Graça Freitas
Diretora-Geral de Saúde