Sabe o que acontece aos pneus dos seus veículos quando já não os utiliza? Nem pensamos muito nisso, é verdade… Mas a Valorponeu pensa e não descura os seus destinos quando já estão em fim de vida. Esta entidade acredita que todas as medidas aplicadas com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos produzidos pelos pneus usados são essenciais para ajudar o Planeta. O ano de 2020 é então para continuar com as boas práticas e fazer mais e ainda melhor!

No último ano esta entidade privada e sem fins lucrativos continuou a batalhar na prevenção ambiental, isto é, na adaptação de medidas que se destinam a diminuir a quantidade de resíduos produzidos, os impactes adversos no ambiente e na saúde humana e o teor de substâncias nocivas presentes nos materiais e nos produtos.

Para isso desenvolveu, em 2003, o SGPU – Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados – que permite a economia de recursos naturais, reduz a emissão de gases nocivos e gera energia renovável. Este sistema tem sido fulcral na valorização dos pneus usados em Portugal, reciclando-os em novas matérias amigas do Ambiente.

Valorpneu

Mostrar Esconder

É uma entidade sem fins lucrativos que tem o objetivo de organizar e gerir o sistema de recolha e destino final de pneus usados que são gerados no território nacional.

De destacar, por exemplo, que no último ano, mais de 45 mil toneladas de pneus foram enviados para reciclagem e quase 31 mil toneladas foram alocados à valorização energética. E sabe quantos dos pneus retirados do mercado foram enviados para aterros? Nenhum, absolutamente nenhum.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em 2020, o SGPU vai continuar a dar cartas e insistir em ações de divulgação e sensibilização para que todos, quer produtores, quer utilizadores, prossigam com as medidas adequadas relativamente aos pneus que tratam ou que utilizam nos seus veículos e equipamentos para que sejam autênticos difusores de boas práticas.

Um dos grandes objetivos é continuar a ver crescer o número das reutilizações e valorizações dos pneus. Até hoje – salvaguardando que este número está sempre a aumentar – a entidade gestora da SGPU já tratou 130 889 290 pneus usados. E ao mesmo tempo que estes valores vão mudando, o Planeta agradece face à consequente poupança de energia e de gases evitados.

Os pneus usados podem seguir quatro destinos:

Mostrar Esconder

– Reutilização
– Recauchutagem
– Reciclagem
– Valorização Energética

Reutilização: aproveitamento do pneu, que ainda se encontra em condições, sendo de novo colocado no mercado para continuar a ser utilizado para o mesmo fim.

Recauchutagem: operação pela qual um pneu já utilizado, após cumprir o seu ciclo de vida, é reconstruído de modo a permitir a sua utilização para o mesmo fim para o qual foi projetado.

Reciclagem: processamento de pneus usados para qualquer fim material, nomeadamente como matéria-prima a incorporar noutros produtos (ex: Betume Modificado com Borracha para pavimentação de vias rodoviárias, pisos de parques infantis, relva sintética, etc.).

Valorização energética: processamento de pneus usados por combustão para recuperação energética.

Valorpneu

Até ao momento, a Valorpneu conta com mais de 1800 produtores aderentes e pretende que esse número venha ainda a ser reforçado. Os produtores têm um papel fundamental para evitar que os pneus se transformem em resíduos e assim minimizar os seus impactes ambientais. Para isso, esta entidade vai continuar a reforçar as suas campanhas de sensibilização e a desenvolver estudos de Inovação nesse sentido.

As recolhas nos centros de receção – de realçar que a rede já conta com 48 locais que recebem os pneus em fim de vida -, também têm vindo a revelar-se um sucesso e os números mostram que a recolha tem vindo a rondar os 100%.

Todos estes indicadores refletem a grande satisfação e valorização do trabalho conseguido e fazem antever um novo ano com boas perspetivas, quer de Inovação e, principalmente, de Ambiente.