A 6.ª edição do Open House Porto, que decorre entre 4 e 5 de julho, nas cidades do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e, pela primeira vez, na Maia, vai abrir ao público 75 espaços, foi esta quarta-feira anunciado.

Em comunicado, a Casa da Arquitetura, instituição que organiza o evento, adianta que, durante os dois dias, as quatro cidades vão abrir, gratuitamente, as portas de 75 espaços para mostrar “a excelência do património arquitetónico”. Recordando o “enorme sucesso da última edição”, que mobilizou 37.578 visitas aos 70 espaços e foi a “mais visitada de sempre”, a Casa da Arquitetura adianta que o Open House Porto “pretende continuar a afirmar-se como um dos momentos culturais mais significativos do ano”.

Citado no comunicado, o diretor-executivo da instituição sediada em Matosinhos, Nuno Sampaio, afirma que esta edição “reflete o crescimento exponencial do interesse do evento”, congratulando-se com o alargamento à cidade da Maia, município onde considera existir “muito boa arquitetura”. Também citado no comunicado, o presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, reitera que este foi um “interesse mútuo” e que surgiu da “conjugação de vontades” entre a Casa da Arquitetura e o município.

Agora fica a curiosidade de saber quais os edifícios que serão escolhidos pelos curadores, na certeza de que um território tão eclético como a Maia, em que os solares convivem com as mais modernas empresas, trará valor ao Open House Porto”, refere o autarca.

Ainda sem adiantar quais serão os 75 espaços de visita, a Casa da Arquitetura avança, no entanto, que as candidaturas para o recrutamento de 400 voluntários estão disponíveis, na página oficial do evento, até ao dia 20 de abril.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR