São sobretudo os condutores (e os construtores) europeus que têm obrigado a Tesla a aumentar a sofisticação do Track Mode que monta nos seus modelos mais desportivos. O sistema destina-se a melhorar o comportamento em curva das berlinas da marca norte-americana, bem como a capacidade e a resistência da travagem, para que os modelos possam revelar a desejada eficácia numa estrada sinuosa ou num track day, em pista.

Ao contrário do que acontece no EUA, onde é favorecida essencialmente a capacidade de arranque, do lado de cá do Atlântico os condutores fazem questão que os seus desportivos sejam capazes de os surpreender pela eficácia em curva e pelo gozo que proporcionam quando conduzidos mais depressa. A Tesla sempre afirmou que o seu Model 3 Performance era mais eficiente em pista do que o BMW M3 e agora fez evoluir o Track Mode, para que isso se tornasse mais evidente.

Denominado V2, o novo software enviado para os clientes over-the-air, que gere o “modo de condução em pista” (Track Mode), permite ao condutor escolher no ecrã qual a atitude que deseja para o seu Model 3. É-lhe permitido colocar nas rodas da frente entre 0-100% da potência, o mesmo acontecendo com as rodas posteriores, pelo que quem vai ao volante pode, assim, ter um Model 3 Performance com apenas tracção à frente ou exclusivamente com tracção traseira. Nenhuma destas opções tornará o Tesla mais eficiente, apesar de a segunda opção poder tornar o seu comportamento mais divertido, isto para quem gosta de andar ‘atravessado’. O truque é desafiar cada condutor a optar pelo melhor equilíbrio, algures entre 60% de potência atrás e 50% em cada eixo, consoante deseje uma atitude mais ágil ou mais previsível.

Da mesma forma como se pode escolher a distribuição de potência pelos dois eixos, é possível conduzir com as ajudas à condução (estabilidade) a variar entre 0% e 100%. O Track Mode V2 permite ainda fazer variar a regeneração da potência entre 0% e 100%. Kyle Conner, do Out of Spec Motoring, pegou num Model 3 Performance já com a nova versão do Track Mode e explicou como tudo funciona numa pista molhada.