A comissão europeia vai investir mais de 1400 milhões de euros em projetos verdes distribuídos por 10 grandes projetos de apenas sete Estados-membros. Portugal é dos contemplados com 107 milhões de euros (cerca de 8% do bolo total) destinados a modernizar a rede do metro do Porto, o que, segundo a Comissão Europeia, “permitirá tornar os transportes públicos mais apelativos, reduzirá o tráfego e a poluição e garante viagens mais seguras, mais rápidas e confortáveis para os passageiros”.

A comissária da Coesão e Reformas, a portuguesa Elisa Ferreira, destacou em nota enviada às redações que “em tempos difíceis” como os que se vivem na Europa “é fundamental que a política de coesão continue a desempenhar o seu papel de apoio à economia, em benefício dos cidadãos”.

Para Elisa Ferreira “os grandes projetos” aprovados mostram que o financiamento da UE, e a política de coesão em particular, produzem resultados concretos, ajudando as regiões e as cidades a tornar-se mais seguras, mais limpas e mais confortáveis para os cidadãos e as empresas”. Muitos dos projetos aprovados, destaca a comissária, “contribuem também para a realização dos objetivos do Pacto Ecológico Europeu.”

Os restantes “grandes projetos” (têm esta designação por envolverem investimentos acima de 50 milhões de euros) aprovados são: 119 milhões de euros para a compra de 21 comboios elétricos na Croácia; 37 milhões de euros para uma nova linha de energia elétrica na República Checa, dois projetos que totalizam 145 milhões de euros para evitar inundações e melhor a gestão sustentável da água na Hungria; mais quatro projetos para fomentar a energia limpa e os transportes públicos na Polónia que totalizam 236 milhões de euros; 486,6 milhões de euros para garantir o acesso a água potável e melhorar a assistência sanitária na Roménia; e 265 milhões para melhoria da linha de alta velocidade Madrid-Lisboa, que correspondem a 176 quilómetros do lado espanhol.

Estes projetos são financiados através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional ou do Fundo de Coesão (que é o caso do Porto). No quadro comunitário 2014-2020, o apoio da política de coesão beneficiou 310 grandes projetos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR