O professor Benoit Muylkens, da Universidade de Namur, na Bélgica, tem uma forma muito simples de explicar porque é que se preocupou com o número de testes realizados ao coronavírus. “Na Coreia do Sul e em Itália, o início da epidemia foi parecido. Mas na Coreia, passados dez dias, começa a existir uma resolução da epidemia, enquanto que em Itália aparece um surto. Na Coreia do Sul, o número de testes realizados é muito alto, muito mais alto do que em Itália”, explicou o cientista à Rádio e Televisão belga.

A Universidade de Namur desenvolveu um novo método para diagnosticar a infeção por Covid-19: a inovação, criada em parceria com a Universidade Católica de Leuven, também na Bélgica, é uma solução para a escassez de reagentes químicos disponíveis e está no bom caminho para ser aprovada pela Agência Federal de Medicinas e Produtos de Saúde do país. “Este processo é muito simples, não é nada revolucionário”, indica o professor Muylkens, acrescentando que “se baseia no trabalho humano e não em máquinas complexas”.

Dietmar Hopp, líder da CureVac que já investiu 1,5 mil milhões na biotecnologia, garante que vacina não será para um só país

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Os nossos investigadores têm estado a trabalhar todo o dia desde há duas semanas para identificar um novo método de diagnóstico”, adiantou François Nélis, diretor do departamento de comunicação da universidade. “A técnica desenvolvida baseia-se em testes químicos e requer maior mão de obra. Se conseguirmos a aprovação, devemos conseguir realizar perto de 500 testes por dia só aqui em Namur, em apoio aos laboratórios de referência. Claro que o método também se pode expandir para todo o mundo”, acrescenta Nélis.

Basicamente, o novo método de diagnóstico evita a necessidade de reagentes químicos mas requer maior envolvimento de mão de obra humana: contudo, permite uma maior multiplicação de exames efetuados, o que pode também acelerar o processo de diagnóstico e evitar o contágio promovido por doentes que estão infetados mas que ainda não sabem.

Na Bélgica, onde foi desenvolvido este novo processo de examinação, foram esta quarta-feira tomadas novas medidas para limitar a propagação do surto. Foi pedido à população que fique em casa e que limite o contacto à família mais próxima: a partir do meio-dia local, todas as lojas não essenciais e mercados ao ar livre encerraram e o teletrabalho tornou-se praticamente universal. As entidades patronais que requerem trabalho presencial mas não garantem distância social enfrentam multas e até ordem de encerramento. Até agora, a Bélgica registou 1.085 casos de Covid-19 e dez vítimas mortais.