Numa altura de isolamento social, estarmos constantemente agarrados ao telemóvel a fazer scroll às redes sociais pode não ser a melhor forma de usar a ferramenta que o liga ao resto do mundo. Para espairecer a cabeça (dentro de casa), há muitas outras coisas que pode fazer: chamadas, videochamadas, enviar uma mensagem àquele amigo que estava a adiar ou jogar jogos. Não é preciso voltar a viciar-se apenas no Candy Crush, deixamos oito aplicações para os sistemas operativos iOS e Android — ou seja, vai poder jogar no smartphone ou no iPhone, no tablet ou no iPad, e há até uma que dá para relógios inteligentes.

Todos os downloads são gratuitos, permitindo jogar sem problemas. Contudo, nem todos estão livres de anúncios ou de opções extra pagas. Quanto ao Solitário, se quiser ir buscar aquele baralho de cartas e jogar à antiga, é mais recomendável para espairecer do que usar o smartphone.

Em cada app deixamos uma pequena descrição do jogo. Para fazer o download basta carregar no link do sistema operativo do telemóvel que utiliza.

Apps para distrair a cabeça e não estar só a pensar no coronavírus

House Party, para videochamadas com jogos – iOS e Android

Isolamento social não significa que não dê para jogar Pictionary com a família ou amigos. Esta app permite fazer videochamadas de Skype e jogar quizes, adivinhar o que a outra pessoa está a desenhar entre outros jogos que dão para passar o tempo. Atenção que, se não trancar a sala em que está, qualquer amigo pode entrar na conversa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sudoku Classic, para treinar a matemática (iOS e Android)

No jogo do Sudoku as regras podem parecer complicadas, mas mal se percebe é viciante. O objetivo do jogo é colocar números de 1 a 9 em cada uma das células vazias num grande quadrado com 9 quadrados dentro. Em cada linha não pode haver nenhum número repetido. Quando o quadrado fica preenchido, o nível é completado. No papel pode ser complicado saber quando erramos, mas com esta app essa parte é facilitada e permite jogar mais facilmente.

Chess.com, para ficar a jogar Xadrez como o Kasparov (iOS e Android)

Se tiver um tabuleiro de xadrez em casa esta altura pode ser boa para um jogo cara a cara. Contudo, se não tiver, esta app permite treinar jogadas e desafiar pessoas em todo o mundo para jogos. Vai um xeque-mate?

Backgamon free (Android) ou Backgammonº (iOS), porque Gamão é melhor do que Damas

Jogar gamão pode parecer mais simples do que jogar xadrez, mas não significa ser menos desafiante com o oponente certo. Neste caso, para cada sistema operativo sugerimos uma app diferente para lhe recomendar as melhores. Além de jogos online, as duas apps permitem que utilize o telemóvel como um tabuleiro, para jogar com alguém com quem esteja a passar esta fase.

2048, porque é uma boa altura para ir buscar jogos que já viciaram (iOS e Android)

Ainda se lembra de quando o 2048 era o jogo sensação? O ano era 2014, havia o Ice Bucket Challenge, em que as pessoas lançavam um balde de água gelada em cima para promover uma cura para a esclerose lateral amiotrófica, o mundo falava da selfie de Ellen Degeneres nos Óscares e o Observador foi fundado. Volte a esses tempos com este jogo simples, no qual o objetivo é juntar quadrados com múltiplos de 2 exponencialmente até conseguir o número 2048. É difícil, mas é possível, desafiante e viciante.

Solitaire. Estar sozinho não significa que não haja diversão (iOS e Android)

Para jogar Solitário não precisa de ir buscar um baralho de cartas ou ligar um computador com o Windows 98 instalado. Há apps que disponibilizam o jogo. O objetivo é ficar só com uma carta. E, apesar de o jogo nos lembrar da possível solidão que podemos estar a sentir, também tem outro nome importante para esta fase: Paciência.

Tetris. É preciso dizer mais? (iOS e Android)

Se tiver um Gameboy de 1989 em casa é praticamente obrigatório que jogue este jogo nessa consola. Contudo, se há falta de pilhas ou a disquete do videojogo continua perdida, há a app oficial para iOS e Android, para ver quantos pontos consegue acumular a juntar linhas de blocos.

Happy Glass. A sério, é viciante e desafiante arranjar maneira de encher estes copos com água – Android e iOS

Com a app do Happy Glass o objetivo do jogo é simples: há um copo de água triste que precisa de água e tem de o ajudar a ficar cheio. No fim, o copo não pode ficar meio cheio, tem mesmo de ficar cheio. O copo fica feliz e o jogador também, porque o ajudou. Como? Desenhado linhas para a água entrar no copo.

Estas são apenas algumas sugestões de apps para instalar nestes dias. Contudo, há outras aplicações e jogos para telemóvel que ajudam a passar o tempo, se os livros já estiverem todos lidos ou simplesmente quiser olhar para outra coisa no telemóvel. Tem é de seguir regras, e perceber se a app é de uma fonte fiável. Por norma, se é completamente gratuita (sem anúncios), está a pagar com os seus dados e pode estar a permitir acessos nefastos para o seu telemóvel. Se tiver dúvidas, siga as recomendações de cibersegurança que têm sido dadas pelas autoridades.

Está a passar mais tempo online? Deixamos dicas para o fazer em cibersegurança

Se utiliza mais o computador, também há sites como o Miniclip que disponibilizam inúmeros jogos para espairecer a cabeça, ou plataformas de compra de jogos online como o Steam, que tem uma vasta oferta de jogos gratuitos. Para quem sente falta de futebol, fica a dica: o Football Manager 2020, a versão mais recente do jogo em que o jogador é um treinador de futebol e dono de um clube, é grátis para jogar durante os próximos seis dias nesta última plataforma.