Dois membros da Câmara dos Representantes, a câmara baixa do Congresso norte-americano, testaram positivo para o novo coronavírus e estão agora de quarentena.

Primeiro foi o republicano Mario Diaz-Balart, eleito pela Florida, a anunciar em comunicado que testou positivo e está infetado com Covid-19. No Twitter, Diaz-Balart confirmou que se sente “bastante melhor”, mas que irá continuar a trabalhar a partir do seu apartamento, sem sair à rua. “Na noite de sábado, o congressistas desenvolveu sintomas, incluindo febre e dor de cabeça”, explicou a sua equipa no comunicado.

Horas depois, era confirmado um segundo caso.  Ben McAdams, do Partido Democrata, explicou que também desenvolveu sintomas no sábado e que já confirmou estar infetado. “Continuo a trabalhar pelas pessoas do Utah e a tentar obter para o Utah os recursos necessários, à medida que faço o meu trabalho a partir de casa, até que seja seguro terminar a minha quarentena”, afirmou o representante.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Estes anúncios já fizeram com que outro membro da Câmara dos Representantes, Steve Scalise do Partido Republicano (eleito pelo Louisiana), se colocasse em quarentena. Não é ainda claro se Scalise estará infetado ou se simplesmente tomou a medida como precaução.

À medida que mais membros do Congresso se isolam, começa a ser mais difícil reunir membros suficientes para aprovar o pacote de estímulos fiscais que está a ser negociado, como lembra a Bloomberg.

Vários membros do Senado, que também funciona no Capitólio — o mesmo edifício onde está a Câmara dos Representantes — insistem em ir trabalhar fisicamente e recusam, para já, trabalhar através de videoconferência.”É altura do Senado acordar para o século XXI”, pediu o senador Dick Durbin. Mas, por enquanto, nada feito. De acordo com o Buzzfeed, o presidente da câmara alta, o senador republicano Mitch McConnell, rejeitou alterar as regras da votação (que exige presença física), ao ver que não há apoio suficiente à medida para já.