O cadáver de um idoso esteve cerca de 10 horas à espera de ser recolhido pelas autoridades neste sábado, em Santarém, por alegadas suspeitas de infeção com Covid-19. A notícia do jornal regional O Mirante foi confirmada pelo Observador junto do Comando Distrital da PSP de Santarém e dá conta de que o o homem em questão, um ex-militar, faleceu à porta de casa por volta das 10h da manhã, tendo o corpo sido recolhido só por volta das 21h15 por uma viatura própria de transporte de cadáveres dos Bombeiros de Benavente.

O idoso terá começado a sentir-se mal em casa, de manhã, e suspeitava estar infetado com o novo coronavírus. “A esposa e a filha disseram que o senhor apresentava tosse”, explicou ao Observador fonte no Comando Distrital da PSP de Santarém. Decidiu sair de casa para procurar uma avaliação médica e foi perto de uma zona de estacionamento, à saída do seu prédio, que caiu inanimado. As equipas de socorro chamadas ao local, diz O Mirante, ainda fizeram manobras de reanimação mas não tiveram sucesso.

A verificação do óbito terá sido feita pelo INEM, mas foi preciso contactar o procurador de serviço e ainda foi necessário contar com a avaliação da delegada de saúde. A família queria que se fizesse uma autópsia, para perceber se o senhor estava infetado, e tudo isto — a par dos condicionamentos já inerentes à situação imposta pela pandemia do novo coronavírus –, contou a PSP, terá causado a demora na recolha do corpo. “As suspeitas de infeção fizeram com que a delegada de saúde não quisesse libertar logo o corpo à família”, explicaram.

O Observador soube que a autópsia ainda não aconteceu, está dependente de autorização formal. O corpo está a ser mantido no Hospital Distrital de Santarém.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR