“Acolhe um Herói” é uma iniciativa solidária, encabeçada pela empresa criativa uppOut, que procura oferecer uma habitação a médicos e enfermeiros que estejam a travar o novo coronavírus.

“Um amigo meu, profissional de saúde, pediu-me para dormir em minha casa. E pensei que devia haver um projeto que fizesse o match entre quem pode acolher um herói e quem precisa de ser acolhido. Há várias pessoas que disponibilizam as casas, mas ninguém tem uma plataforma onde se faça esta gestão”, explica Ricardo Paiágua, um dos fundadores da iniciativa.

Se tiver habitações vazias nas proximidades dos hospitais e esteja disposto a ceder o espaço, pode preencher o formulário disponível no site e a empresa trata de fazer chegar a oportunidade a um profissional que necessite.

“O projeto foi feito em meras horas. Desenvolvemos a plataforma, toda a comunicação e assumimos a gestão e interligação entre o Herói e o Acolhedor. Temos uma equipa dedicada 24 horas que ao máximo irá contribuir para um melhor estar dos nossos heróis”, assegura o responsável.

Caso não tenha casas vazias, também é possível ajudar doando bens primários de higiene e alimentação ou outro tipo de artigos, como pijamas, roupa de cama, cobertores ou mantas.

Em menos de uma semana, a plataforma “Acolhe um Herói” já acolheu 52 profissionais de saúde, tendo já lançado uma versão internacional disponível em www.hostahero.com.