Para fazer com que as crianças percebam a importância de lavar bem e várias vezes ao dia as mãos, têm surgido na internet vários vídeos de experiências que mostram, por exemplo, os efeitos do sabonete em contacto com a sujidade. Os vídeos ilustrativos dedicados aos mais pequenos também têm inundado as redes sociais. O enfermeiro espanhol Santiago Santana foi mais longe e decidiu criar um jogo, que partilhou no canal de Youtube do Conselho Geral de Enfermeiros. Chama-se “Jogo do Coronavírus” e o objetivo é incentivar as crianças a lavar as mãos de uma forma divertida.

A preparação é simples: o adulto só tem de desenhar a imagem de um coronavírus nas costas de cada mão da criança. Depois disto, a criança tem de ir lavando as mãos ao longo do dia (quantas mais vezes melhor) e estas deverão ficar completamente limpas (sem qualquer vestígio de caneta) ao final do dia. Se cumprirem o objetivo com sucesso, recebem um ponto. Quando conseguirem juntar 20 pontos seguidos, recebem um prémio, pode ler-se no vídeo.

“Embora seja um hábito simples, levar as crianças a dedicar tempo suficiente a lavar as mãos pode ser um desafio. Um enfermeira espanhol, Santiango Santana, criou um jogo divertido para conseguir isso”, pode ler-se na descrição do vídeo, onde afirmam que “a iniciativa já se tornou viral e chegou a crianças em todo o mundo”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR