A necessidade de conter o vírus que provoca a Covid-19 leva a cada vez mais cuidados, mas há uma empresa britânica que pode dar uma ajuda. Num período em que as bicicletas e as trotinetas partilhadas são vulgares na maioria das grandes cidades, isto representa uma fonte adicional de contágio, de um cliente para o seguinte. Mas só se os veículos não estiverem equipados com os punhos desenvolvidos pela Nanoseptic, que automaticamente se desinfectam, anulando qualquer microrganismo com que entre em contacto.

A Wheels, uma empresa de aluguer de bicicletas, scooters e trotinetas eléctricas ao minuto, recorreu à Nanoseptic para oferecer aos seus clientes um veículo de duas rodas eléctrico cujos punhos e manetas do guiador recorrem a esta tecnologia. Contudo, nem só os veículos podem beneficiar desta solução que nasceu para eliminar sujidade, mas que rapidamente evoluiu para aplicar o mesmo tratamento às bactérias e vírus que aparecem nas pegas das portas, dos carrinhos de supermercado aos botões do elevador e em tudo o resto onde, nos dias que correm, qualquer um pode entrar em contacto com o coronavírus.

Segundo a Nanoseptic, uma vez aplicado às superfícies, o produto New Clean garante auto-limpeza e auto-desinfecção de forma contínua e automática. Afirma o fabricante que todas as superfícies com que o público contacta ficam irremediavelmente sujas, poluídas e contaminadas com todo o tipo de microrganismos que transportam. Por isso mesmo, criaram o revestimento New Clean que, sendo exclusivamente alimentado pela luz, recorre aos seus nanocristais minerais para gerar uma reacção de oxidação mais forte do que conseguida pela lixívia.

A tecnologia da Nanoseptic tem a vantagem de funcionar 24 horas por dia e sete dias por semana, sem intervenção humana e sem manutenção, de forma completamente automática, ao contrário dos restantes desinfectantes. A empresa salienta que as superfícies com este processo de limpeza e desinfecção não recorrem a qualquer tipo de venenos, químicos e metais pesados. Além disso, nenhuns dos nanocristais se pode separar das superfícies tratadas ou passar para as mãos dos utilizadores, uma vez que estão ligados ao material New Clean.