Neste momento, o pânico da artista norte-americana Cardi B já se fez ecoar por milhões de computadores em todo o mundo. A forma inusitada como a rapper se mostra assustada com a pandemia do coronavírus deu pano para mangas e fez surgir uma das primeiras canções a fazerem sucesso em tempos de pandemia — retratando a própria pandemia.

Com base num vídeo que a própria publicou no Instagram, o Dj iMarkkeyz seguiu os pedidos de vários dos seus seguidores na Internet e criou um remix difícil de esquecer. Acabou por escalar o top de várias plataformas musicais em diversos países e tem feito tanto sucesso que quer a rapper quer o Dj já prometeram doar as receitas a centros de acolhimento, bancos alimentares e a outros que possam precisar de ajuda financeira durante esta fase.

A música corre hoje o risco de se tornar um dos hinos desta crise global, mas não é a única. De diferentes partes do mundo começaram a surgir outras tantas que — ao ritmo mexicano e brasileiro, ao som do Funk e do Afrohouse — retratam as características da pandemia e podem servir até como formas pedagógicas para não nos esquecermos de lavar as mãos ou de manter a distância social.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Funk do Coronavírus – Flow Key

O vídeo expõe desde o início o seu objetivo: Flow Key, youtuber e produtor musical, procura retratar um assunto sério através do entretenimento e sensibilizar as crianças e os jovens para a necessidade de manter os cuidados de higiene. “Ficar em casa, lavar as mãos, vitamina C e usar álcool e gel” são ao mesmo tempo as recomendações básicas de prevenção contra a Covid-19 e o refrão desta música.

Corona Vírus – Yofrangel

Ainda que o título não seja original, Yofrangel diz logo ao que vem. Neste videoclipe complexo, o cantor dominicano vai a bordo de uma ambulância, mantendo espirros e tosse seca e estando rodeado de médicos e enfermeiros. Pede aos ouvintes para taparem a boca, de forma a evitar contágios, mas segue com uma extrapolação para a fantasia: durante o vídeo, parece levar uma injeção (a vacina para a Covid-19 ainda não foi encontrada)  e a própria lista de sintomas da doença não está correta. Ainda assim, entretém e já acumula mais de sete milhões de visualizações no Youtube.

Dança do Corona – Dj Akam-M, Dj Guileu Cabral, Pink 2 Toques e Bruno Samora

Quem segue o género Afro House já está habituado à dança hipnotizante que o acompanha. Estes quatro artistas angolanos juntaram-se e criaram uma coreografia que, de forma elétrica, imita a lavagem das mãos. A ela juntam-se os apelos de proteção que vão sendo cantados: “Proteja-se do Corona”.

Sentimento Coronavírus – Miguel Paraíso

O português Miguel Paraíso já é conhecido no Youtube pelas habituais paródias no seu canal. Desta vez, inspirou-se numa outra música (Sentimento Safari) para explorar a sua própria criatividade. Ainda antes de ser decretado o estado de emergência em Portugal, saiu à rua para lamentar ter acordado com sintomas do vírus, mas dizendo que sabe que é necessária “Confiança, de certeza”.

El Coronavirus – Marco Flores y La Jerez

A música de Marco Flores parece ter encontrado uma forma de evitar o desânimo, ao fim de vários dias fechados em casa. Ao ritmo mexicano, o cantor pede aos ouvintes para viverem este período com calma, enquanto dá recomendações de higiene. Para o artista, vale a pena repetir: “Vamos bailando y no hay tristezas”.

Lava a mão – Yasmin Verissimo

Um dos maiores desafios desta pandemia é conseguir convencer as crianças a seguirem as recomendações para a prevenção contra o coronavírus. Yasmin Verissimo, também ela uma criança, tratou de facilitar o trabalho de muitos pais e criou uma música sobre o ato de lavar as mãos. “Vamos deixar as nossas mãos bem limpinhas para acabar de vez com o coronavírus”, diz. Com a música na cabeça, basta também repetir o refrão duas vezes para que os 20 segundos necessários durante a lavagem passem num instante.

Covid-19 vs Prédio-20 – Pedro Melim

A quarentena pode ser boa altura para explorar a vertente artística. Foi isso mesmo que o português Pedro Melim fez — como diz, pelo menos para “passar o tempo”. Com ajuda de um drone e dos próprios vizinhos, montou um videoclipe sobre “um vírus que é um canhão”, mas recorda que “contra os canhões, marchar, marchar”.

My Corona – Chris Mann

Com recurso a notas agudas e a melismas, Chris Mann construiu uma música sobre o pânico e o exagero em altura de Covid-19. Incessantemente, diz precisar de papel higiénico e explora todos os momentos em que poderá apanhar o seu “próprio corona”.