Em apenas uma semana e meia, a nova plataforma para tirar dúvidas às escolas recebeu 850 pedidos de ajuda. Os números foram divulgados esta segunda-feira por Susana Amador, secretária de Estado da Educação.

“A nova ferramenta E72 (horas) recentemente criada, para dar respostas mais rápidas e de qualidade aos interlocutores que abordam a Direção-Geral da Administração Escolar (DGAE), tem mostrado a sua eficácia e utilidade. Com efeito, em cerca de semana e meia foram recebidas 850 comunicações”, escreveu num artigo de opinião publicado no Observador.

A secretária de Estado da Educação revelou ainda que tem havido uma média de 95 comunicações por dia, “tendo sido prontamente respondidas perto de 90% das questões, não existindo qualquer comunicação a aguardar resposta mais de 72 horas”.

A 18 de março, o Ministério da Educação disponibilizou a nova aplicação eletrónica E72. Esta nova modalidade de comunicação, que a DGAE passa a ter ao dispor dos utilizadores registados, possibilita respostas a dúvidas ou questões que surjam, no espaço de 72 horas, explicava então a tutela em comunicado. “Numa ótica de melhoria contínua da qualidade do serviço público, esta ferramenta permite a receção e resposta centralizada das comunicações, bem como a sua monitorização personalizada, procurando esclarecer rapidamente e com maior eficácia. O acesso à E72 pode ser realizado através do Portal da DGAE“, lia-se na nota.

No site da DGAE está disponível no SIGRHE a aplicação E72, prevendo-se que as respostas sejam dadas, no máximo, em 72 horas. As respostas serão enviadas através do mesmo mecanismo, substituindo-se assim a comunicação por via de email.

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