O Infarmed assegurou esta terça-feira estar a acompanhar todos os esforços nacionais e internacionais para o desenvolvimento de potenciais tratamentos e vacinas para a Covid-19, mas insistiu que nenhum fármaco provou ainda a sua eficácia no combate à doença.

À data, existem várias iniciativas que estão a decorrer, relativas a potenciais tratamentos da Covid-19. Contudo, à presente data e mediante os dados preliminares, nenhum medicamento se demonstrou ainda eficaz no tratamento da Covid-19″, pode ler-se no comunicado divulgado pela autoridade do medicamento.

Sublinhando a importância da “sinergia de esforços, cooperação internacional e medidas de suporte para as empresas”, o Infarmed referiu que está “em articulação” permanente com a Agência Europeia do Medicamento (EMA).

Numa nota de imprensa igualmente publicada esta terça-feira, o organismo europeu revelou ter colocado o combate à pandemia provocada pelo novo coronavírus “no topo das prioridades”, além de estar atualmente a acompanhar diversas empresas no “desenvolvimento de cerca de 40 opções terapêuticas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em relação às possíveis terapêuticas sobre as quais já decorrem ensaios clínicos, o Infarmed destacou as seguintes: remdesivir (medicamento experimental utilizado na infeção pelo vírus Ébola), lopinavir/ritonavir (associação autorizada para o tratamento da infeção pelo VIH), cloroquina e hidroxicloroquina (autorizados a nível nacional como tratamentos para a malária e algumas doenças autoimunes), interferões sistémicos, nomeadamente o interferão beta (autorizado para a esclerose múltipla); e anticorpos monoclonais.

Por outro lado, a autoridade nacional do medicamento e produtos de saúde reconheceu que “estão já a decorrer ensaios clínicos de fase I para duas vacinas”, embora tenha admitido ser “complexo” uma aprovação rápida para fazer face à atual pandemia.

“Com base na experiência do desenvolvimento de outras vacinas, considera-se que todo o processo demorará pelo menos um ano até que uma vacina para covid-19 possa estar preparada para a aprovação e disponível em quantidades suficientes para garantir uma utilização em larga escala”, refere o Infarmed.