A taxa de inflação terá sido de 0,1% em março, menos 0,3 pontos percentuais face a fevereiro, segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE) esta terça-feira divulgada. Já a taxa de inflação anual da zona euro recuou em março para os 0,7%, face aos 1,2% em abril.

“Esta desaceleração traduziu sobretudo a variação homóloga de -3,1% do índice relativo aos produtos energéticos (+0,9%, em fevereiro), refletindo a evolução dos preços nos mercados internacionais associada à redução da procura deste tipo de produtos devido à pandemia e às divergências entre os países produtores de petróleo”, refere o INE.

Embora esta informação sobre o mês de março traduza “já algum impacto da pandemia Covid-19, é possível que as tendências aqui analisadas se alterem substancialmente”, sinaliza.

“De qualquer modo, a informação hoje disponibilizada é útil para estabelecer uma referência para avaliar desenvolvimentos futuros”, acrescenta.

De acordo com o instituto, o indicador de inflação subjacente (índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos) terá registado uma variação nula (taxa inferior em 0,1 pontos percentuais face à registada no mês anterior).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Relativamente ao mês anterior, o IPC terá aumentado 1,5% (em fevereiro, a variação mensal foi -0,6% e em março de 2019 foi 1,8%). Estima-se uma variação média nos últimos doze meses de 0,3%, valor idêntico ao registado no mês precedente.

O Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português terá registado uma variação homóloga de 0,1% (0,5% em fevereiro de 2020).

Os dados definitivos referentes ao IPC do mês de março serão publicados no próximo dia 10 de abril.