O proprietário de um lar em Turquel, no concelho de Alcobaça, manifestou esta quarta-feira preocupação pela demora e dificuldade em conseguir meios para realizar testes aos utentes da instituição onde, na segunda-feira, foi detetado o primeiro caso positivo.

Utente de lar em Alcobaça infetada com Covid-19. Testes deverão começar a ser feitos esta terça-feira

Luís Santos, sócio-gerente do Lar de Nossa Senhora da Conceição, em Turquel, disse esta quarta-feira à Lusa já ter “credenciais para a realização de testes aos idosos” residentes na instituição, mas “corre o risco de os mesmo terem que ser adiados até quinta-feira por não conseguir um enfermeiro que se desloque ao lar para fazer a recolha”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As diligências para realizar testes aos 36 utentes e 19 funcionários da instituição arrastam-se desde a manhã de terça-feira, depois de, na segunda-feira à noite, ter sido confirmado o primeiro caso de infeção por covid-19 entre os utentes, uma idosa de 86 anos, internada no Hospital de Leiria.

Ao longo o dia de terça e quarta-feira Luís Santos tentou “conseguir credenciais para que todos os profissionais e utentes fossem testados, dando prioridade àqueles que tinham alguns sintomas”.

Até esta quarta-feira conseguiu que “14 das 19 funcionárias” que transportou ao hospital de Leiria fossem testadas, uma das quais “ficou internada com pneumonia”, apesar de ainda não ser conhecido o resultado de nenhum dos testes efetuados.

O problema coloca-se agora com os testes aos utentes que se mantém no lar, para os quais Luís Santos já obteve as credenciais e desde terça-feira procurava um laboratório que deslocasse ali para “fazer a recolha aos idosos”.

Luís Santos acabou por ter o aval para realizar os testes num laboratório do Grupo Joaquim Chaves, na Marinha Grande, onde esta manhã se deslocou para levantar “35 kits” para testar os idosos.

“Depois do esforço para conseguir as credenciais e os kits não consigo um enfermeiro para ir fazer a recolha”, lamentou Luís Santos, explicando que “a médica e uma das enfermeiras do lar já estão em isolamento” e outro enfermeiro que também presta serviço no lar “trabalha no Hospital de Alcobaça e só poderá fazer os testes na quinta-feira à tarde”.

A “morosidade” e a “falta de respostas das entidades de saúde” para disponibilizar um enfermeiro estão a preocupar o responsável do lar, onde “a situação poderá agravar-se de dia para dia” já que “há várias pessoas com sintomas” alertou Luís Santos, que só conseguiu um enfermeiro no setor privado para começar na quinta-feira, às 9h.

O Lar de Nossa Senhora da Conceição, com 36 utentes e 19 funcionários, tem até esta quarta-feira um caso positivo e a aguarda o resultado de mais 14 testes efetuados.

O concelho de Alcobaça registava até às 19h de terça-feira cinco casos de infeção por coronavírus, segundo o boletim epidemiológico publicado pela Comunidade Intermunicipal do Oeste.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 828 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 41 mil.

Portugal regista esta  187 mortes associadas à covid-19, mais 27 do que na terça-feira, e 8.251 infetados (mais 808), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 2 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 0h de 19 de março e até às 23h59 de 2 de abril.