O lar “Solar Dona Maria”, em Maçãs de Dona Maria, no concelho de Alvaiázere, tem 25 idosos infetados pelo novo coronavírus e nove colaboradores também com Covid-19, confirmou esta quarta-feira a autarquia, que também ativou o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil. Só dois idosos e oito funcionários testaram negativo nos testes promovidos pelo próprio concelho num laboratório privado, depois de registado o primeiro caso — uma idosa que foi levada há duas semanas para o Hospital de Coimbra, com uma infeção urinária, e que regressou ao lar com uma infeção respiratória provocada pela Covid-19, ao que o Observador apurou. Voltou para o hospital e estará em recuperação. Ainda assim, como os os idosos estão assintomáticos, o lar não será encerrado, mas a autarquia prestará apoio.

Segundo apurou o Observador, os resultados dos testes foram comunicados aos pacientes na tarde de segunda-feira, pelas 14h00, mas 24 horas depois a câmara ainda não tinha sido informada. E o lar continuava a funcionar normalmente, apenas com algumas funcionárias infetadas em casa de quarentena. “Não sabemos de nada. É um lar privado e fomos nós que tomámos a iniciativa de os testar num laboratório privado. Agora aguardamos orientações da delegada de Saúde”, disse na terça-feira ao Observador a presidente da Câmara de Alvaiázere. A autarca referiu ainda que a vítima mortal, a quem fora diagnosticado o vírus, tinha já uma situação de saúde frágil que a Covid-19 veio agravar, mas que poderia não ter sido a causa de morte. Tratava-se de um idoso que terá sido o segundo a ter o vírus no lar.

A Delegação Regional de Saúde do Centro não atendeu o telefone ao Observador nem respondeu ao e-mail.

Esta quarta-feira, no entanto, a autarquia anunciou em comunicado no seu site que iria ativar o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil “depois de se detetar uma infeção generalizada no lar “Solar Dona Maria”, no lugar de Carvalhal, freguesia de Maçãs de Dona Maria, “diagnosticada após os resultados dos testes promovidos pela autarquia, na passada sexta-feira, e cujos resultados foram remetidos para as autoridades de saúde”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo os dados da autarquia, dos 44 testes efetuados a utentes e colaboradores da instituição, concluíu-se “a infeção de 25 idosos (registando-se que apenas 2 apresentaram testes negativos), e de 9 colaboradores infetados com Covid-19, de um total de 17”. Num segundo comunicado, enviado horas depois, acrescentava que a estes 27 idosos acresciam outros dois que se encontram internados nos Hospitais da Universidade de Coimbra, com Covid-19. “Há ainda a lamentar o falecimento de um outro idoso, na passada sexta-feira, que também estava diagnosticado com a doença”, lê-se.

No primeiro comunicado, a autarquia referia estar consciente de que este surto trará “impactos inevitáveis”. Por isso garantia a prestação de serviços de enfermagem, para assegurar os devidos cuidados aos utentes da instituição; equipamento de proteção individual a todos os profissionais da instituição; e o fornecimento de refeições.

A câmara conseguiu ainda alojamento para os utentes e profissionais e promoveu “a instalação de um hospital de campanha instalado no Pavilhão Desportivo de Alvaiázere, com 30 camas, 20 das quais articuladas, com condições de conforto e salubridade”, lia-se, dando a entender que os doentes seriam retirados do lar e colocados naquele local.

Já mais tarde, no entanto, a autarquia acabaria por enviar uma atualização desta informação, já com a intervenção das autoridades de saúde, do Centro Distrital de Leiria do Instituto da Segurança Social, I.P, tendo decidido que como quase todos os doentes se encontram assintomáticos e vigiados deverão ser mantidos no lar, com os únicos dois doentes a testarem negativos serem isolados.

Como os funcionários infetados estão em casa, incluindo as donas do lar que se mantinham a trabalhar, com todos os seus contactos a serem identificados pelas autoridades de saúde para serem monitorizados, a autarquia está neste momento à procurada de pessoal para trabalhar no Instituto do Emprego e da Formação Profissional e em  bolsas de voluntariado.

As únicas funcionárias que não estão infetadas deverão prestar os cuidados de saúde diretos aos utentes, com as devidas medidas de proteção, enquanto a alimentação e a lavandaria serão assegurados por entidades externas.

Apesar de o número de infetados no concelho somar agora mais 34 infetados, esta quarta-feira, no entanto, no boletim estatístico da Direção Geral da Saúde estão apenas confirmados no concelho de Alvaiázere cinco casos.

(Artigo atualizado com segundo comunicado da autarquia)