Um bebé de apenas 12 dias testou positivo para o novo coronavírus em Cáceres, Espanha, tornando-se um dos infetados mais novos da pandemia no mundo inteiro. O bebé nasceu a 12 de março, antes de ser decretado o estado de alarme em Espanha, e foi contagiado pela mãe: não no parto, através da placenta, mas sim no contacto próximo com a mãe nos dias seguintes ao nascimento.

Segundo o El Mundo, o bebé, um rapaz, nasceu no Hospital San Pedro de Alcántara, em Cáceres. Recebeu alta hospitalar pouco dias depois de nascer, de forma normal, e foi para casa. A mãe, dias antes do parto, realizou o teste da Covid-19 — não tinha qualquer sintoma mas a Unidade de Neonatologia do hospital tinha já implementado um protocolo de segurança em que testava todas as futuras mães internadas para prevenir possíveis contágios.

Pelo menos dois adolescentes e um bebé. Poderão ser estas as vítimas mais jovens da Covid-19

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No dia 20 de março, oito dias depois do parto e já em casa, a mãe acabou por receber a notícia de que o teste efetuado antes do nascimento do bebé tinha dado positivo. Quatro dias depois, 12 depois do nascimento, o pai contactou o hospital porque o bebé tinha começado a desenvolver sintomas leves, como mucosidades. 

Já novamente no hospital, o bebé foi também submetido ao teste, acabando por testar positivo para o novo coronavírus. Mãe e bebé passaram quatro dias internados, para acompanhamento da evolução da doença, até que ambos receberam alta hospitalar depois de nenhum apresentar sintomas graves. Atualmente, segundo o El Mundo, estão ambos bem de saúde.

De recordar que nos Estados Unidos, no Illinois, um bebé de menos um ano acabou por morrer depois de testar positivo para a Covid-19. Ainda assim, só a autópsia irá revelar se essa foi mesmo a causa de morte. Já na China, país onde começou o surto, um bebé de 10 meses também morreu devido ao coronavírus — ainda que, tal como no caso norte-americano, não tenha ficado provado que foi o vírus a principal causa de morte.