A quarentena é obrigatória no estado do Panamá desde o dia 24 de março. Ainda assim, contudo, mais de 2 mil pessoas foram detidos durante o fim de semana terem infringido a lei que obrigava ao confinamento. Foi aí que o Governo do Panamá apertou as regras. A partir de 1 de abril, passou a ser assim: as mulheres só podem sair de casa às segundas, quartas e sextas; os homens às terças, quintas e sábados, sendo que ao domingo ninguém pode sair. Os horários também são desfasados, e variam consoante o último algarismo do número de identificação pessoal.

Por exemplo, se eu for mulher e o último algarismo do meu cartão do cidadão for ‘1’, só posso sair às segundas, quartas e sextas entre as 12h30 e as 2h30. “É a forma mais simples de reduzir para metade a circulação das pessoas”, notou em conferência de imprensa o ministro da Segurança, Juan Pino.

Panamá: homens e mulheres saem em dias alternados

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As medidas foram confirmadas pelo presidente do Panamá, Nito Cortizo, no Twitter: “A partir de 1 de abril, as mulheres só circulam às segundas, quartas e sextas, os homens às terças, quintas e sábados. Ao domingo todos devem permanecer nas suas casas. Utiliza-se o mesmo horário em função do último número das cédulas de identidade e mantêm-se as exceções previstas no decreto 507”, anunciou o Presidente no Twitter.

“Essa quarentena tem como único objetivo salvar vidas”, explicou o ministro da Segurança, Juan Pino, durante a conferência de imprensa onde anunciou as novas medidas. Segundo explicou, a medida foi tomada depois de mais de 2 mil pessoas terem sido detidos durante o fim de semana por terem infringido a quarentana “total e obrigatória” em vigor desde 24 de março. De acordo como o ministro, “o meio mais simples” para reduzir pela metade o número de pessoas nas ruas é “definir alguns dias de circulação para as mulheres e outros para os homens”.

O ministério da Saúde do Panamá publicou também nas redes sociais as instruções claras para esta “saída à vez”. Segundo se lê nos folhetos do Ministério, o Governo estudou “todas os modelos possíveis para reduzir o número de pessoas que estão na rua ao mesmo tempo, de forma a afetar da menor forma possível a vida dos cidadãos”. A ideia é apertar as regras ao máximo durante os próximos 15 dias, garantindo o “máximo resguardo” nesse período para ganhar vantagem na luta contra o novo coronavírus.

Por exemplo, os cidadãos cujo documento de identificação (cédula ou passaporte) termina em 0, só podem sair de casa para ir às compras entre as 9h30 e as 11h30; se terminar em 1, entre as 12h30 e as 14h30; se terminar em 2, entre 13h30 e as 15h30, e assim sucessivamente. Se terminar em 7, o horário é entre as 6h30 e as 8h30. No Twitter, há quem questione as medidas, perguntando como é que, por exemplo, uma pessoa sozinha vai passear os cães, sendo que não o pode fazer apenas três vezes por semana.

Há também quem se queixe de que a polícia está a dar ordens de não circulação a toda a gente a partir das 17h, sendo que quem tem o número 5 como algarismo final da cédula só pode circular entre as 16h30 e as 18h30. “Melhorem a comunicação”, pede aquele utilizador às autoridades do Panamá.