Nas últimas 24 horas morreram mais 684 pessoas no Reino Unido devido ao novo coronavírus, avançaram as autoridades de saúde do país. Agora, o total de mortos é 3.605, um número superior aos confirmados na China, que regista 81.620 vítimas. Pouco depois do anúncio dos números desta sexta-feira, a casa real do país revelou no Twitter a data em que será transmitida a mensagem da monarca aos britânico. A rainhal Isabel II falará ao país no próximo domingo, às 20h00.

Esta quinta-feira o aumento de mortos tinha sido de 569 pessoas. Atualmente, o país tem 38.168 casos confirmados de pessoas infetadas com Covid-19, o oitavo país do mundo com mais ocorrências desta natureza. Deste número, o Reino Unido afirma ter 135 doentes recuperados.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao todo, o país que tem cerca de 66,44 milhões de habitantes, diz que um total de 173.784 pessoas já foram testadas. Destes, incluem-se o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e o herdeiro do trono, o príncipe Carlos, que são casos confirmados de Covid-19.

“Por favor, por favor”. O aviso do primeiro-ministro e a espera pela mensagem extraordinária da Rainha

Com números elevados de infetados e mortos, os principais líderes britânicos entram mais em cena. Se se excluir os tradicionais discursos de Natal, e as palavras que a monarca partilhou no passado dia 19 de março em comunicado, dando conta dos desafios pela frente, o vídeo deste domingo será apenas a quarta vez no trajeto da Rainha Isabel II em que, extraordinariamente, partilha uma mensagem à população. Antes, só o fez durante a Guerra do Golfo (1991), depois do funeral da Princesa Diana (1997), e para agradecer aos britânicos o carinho depois da morte da rainha mãe (2002).

Pela quarta vez no seu reinado, Isabel II deixará uma mensagem especial aos espectadores britânicos

Já Boris Johnson, o atual primeiro-ministro, utilizou a rede social Instagram para avisar a população do Reino Unido para ficar em casa. No vídeo, o político diz que “ainda tem febre”, mas “já cumpriu os sete dias de isolamento”. No entando, continua a trabalhar, garante.

No vídeo do Instagram os comentários foram, entretanto, bloqueados.

“Atualização da nossa campanha contra o [novo] coronavírus. Outra atualização rápida vinda de mim na nossa campanha contra o coronavírus. Estão a salvar vidas se ficarem em casa, por isso peço que permaneça com ele neste fim de semana, mesmo se tivermos bom tempo”, escreve o político na descrição da publicação.

Nesta mensagem, Boris assume: “Muitos vão começar a pensar que isto já está a acontecer há algum tempo, e que preferem sair, principalmente se tiverem filhos, toda a gente deve estar a começar a ficar um bocadinho louca”. Contudo, diz à população para não sair de casa: “por favor por favor”, repete, relembrando o momento em que os britânicos bateram palmas pelos profissionais de saúde.

Boris Johnson confirmou a a 27 de março, num vídeo publicado na sua página de Twitter, que estava infetado com o novo coronavírus. Na altura, o número 10 de Downing Street disse entretanto que os papéis e as refeições necessárias para o primeiro-ministro continuariam a trabalhar seriam deixadas à porta da divisão onde se encontra.