“Tendo em conta estes números, ainda não atingimos o pico“, começa por dizer o governador de Nova Iorque, na conferência de imprensa deste sábado, o dia em que o estado atingiu recordes diários de mortos e infeções por Covid-19. Mas, avisa Andrew Cuomo: “Estamos a aproximar-nos“. Estima que nos próximos sete dias possa acontecer, mas não sabe qual será o impacto desse pico:

Ninguém consegue dizer o número que está no topo da montanha”.

Os números são preocupantes. O estado de Nova Iorque registou 630 novas mortes devido ao surto. Nunca um número diário de vítimas mortais tinha sido tão alto. O balanço total dá conta de 3.565 pessoas mortas devido à pandemia. O número de pessoas contaminadas está agora nos 113.704, depois de terem sido registados 10.841 novos casos — também um novo recorde.

Durante a conferência de imprensa, o governador tentou incentivar os nova-iorquinos a não perderem a esperança com esta situação “dolorosa e desorientadora”, apesar de assumir que é expectável que os números de mortos e infetados continuem a aumentar. É que Andrew Cuomo também deu boas notícias: dois terços das pessoas que foram hospitalizadas com sintomas relacionados com o novo coronavírus já receberam alta. Mais: cerca de mil ventiladores vindos da China devem chegar à cidade este sábado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O número de internamentos também está a aumentar a um ritmo mais lento: o número de doentes atualmente internados em Nova Iorque cresceu apenas 7% desde sexta-feira — o menor aumento em pelo menos duas semanas, escreve o The New York Times. Existem 15.905 pessoas internadas e 4.126 nos cuidados intensivos. 

Só o estado de Nova Iorque teve mais novos casos de Covid-19 num dia do que Espanha

É certo que mais de metade do total dos casos do estado ainda está situada na cidade de Nova Iorque — ali contabilizam-se 63.306 infetados. Mas os números da cidade estarem a cair. A grande preocupação das autoridades de saúde é agora Long Island, onde o número de novos casos tem vindo a crescer repentinamente nos últimos dez dias.

A cidade de Nova Iorque passou de ter 75% por cento dos casos no estado para 65%. Isso corresponde a quase todo o crescimento em Long Island, que passou de 15% para 22%. A mudança é inegável“, disse Cuomo.

O governador admite que “esta mudança” esteja relacionada com o facto de o moradores da cidade terem fugido para lá.