A plataforma portuguesa Humans Before Borders (HuBB), que se dedica à ação e sensibilização sobre as condições dos campos de refugiados na Europa, lançou este sábado uma campanha de angariação de fundos sob o mote “A solidariedade não faz quarentena“, destinada a “financiar o plano médico de emergência de apoio aos refugiados nos campos de Moria e Samos”, na Grécia.

Grécia. Nos campos sobrelotados de refugiados, “rezam à espera que o vírus não chegue”

De acordo com um comunicado enviado aos meios de comunicação social pela plataforma, as medidas de prevenção contra a pandemia da Covid-19 “não serão possíveis nos campos de refugiados“.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Não há lavatórios para todos lavarem as mãos, não é possível aplicar medidas de distanciamento social, não é possível realizar quarentena numa tenda dividida por muitas pessoas, não existem cuidados médicos suficientes”, descreve o HuBB.

A organização dá o exemplo do campo de refugiados de Moria, na ilha grega de Lesbos: “Há 500 pessoas com mais de 60 anos ou com doenças crónicas, se não for possível a retirada dessas pessoas o foco será na prevenção dentro do campo (material, medicação e recursos humanos de assistência)”. “Temos o plano, temos as organizações, temos o know-how, falta-nos tempo“, acrescenta o comunicado.

“Algumas ONGs no terreno (BRF, Kitrinos, MVI, Health Point Foundation, Med’EqualiTeam) detalharam um plano que contempla já os materiais, medicação e os recursos humanos e logísticos necessários para salvar vidas”, explica o HuBB.

A campanha de angariação de fundos tem como objetivo recolher 30 mil euros:

  • 15 mil euros para EPI (Equipamento de Proteção Individual, incluindo máscaras, luvas, batas, aventais) e equipamento médico diverso (incluindo termómetros, kits de infusão, oxímetros, desinfetantes para as mãos e álcool);
  • 10 mil euros para medicamentos (incluindo analgésicos, anti-inflamatórios, oxigénio);
  • 5 mil euros para apoiar as equipas no terreno, dos quais muitos são profissionais residentes dos campos (incluindo alimentação, acomodação, custos operacionais, transporte…).