Foi a 11 de Abril de 1945 que o exército americano expulsou as forças nazis que ainda controlavam a cidade conhecida como “Stadt des KdF-Wagens”, que se pode traduzir por cidade dos automóveis KdF, por ser esta a denominação que Hitler atribuía ao veículo que hoje conhecemos como o Carocha. Há 75 anos, a fábrica produzia o Kübelwagen, um veículo militar ligeiro concebido por Ferdinand Porsche com base no chassi e mecânica do Carocha, recorrendo a 7700 trabalhadores forçados, sobretudo prisioneiros de guerra.

Nas semanas seguintes à libertação da cidade, hoje Wolfsburg, a fábrica e os empregados passaram a trabalhar noutros moldes, remunerados em vez de obrigados, mas continuaram a fabricar os mesmos Kübelwagen, só que para o exército americano, que se referia a eles como os “Jeep da VW”. O controlo da cidade pelos militares americanos durou apenas dois meses, uma vez que a região passou a integrar a região sob controlo dos britânicos.

A fábrica da VW já tinha sido vítima de bombardeamentos em 1944, como quase todas as que produziam material de guerra para os nazis, mas isso não a impediu de atingir um total de 66.285 unidades do Kübelwagen. Antes de fugirem da zona, pressionados pelo avanço das forças aliadas, os oficiais da SS ordenaram a Fritz Kuntze, então o director da fábrica, que bombardeasse a fábrica, a central eléctrica e as pontes da cidade, ordem a que este germano-americano não obedeceu. Seria ainda Kuntze que solicitaria aos militares americanos que assumissem um controlo mais apertado da cidade, pois com a fuga dos SS o crime e a violência tinham aumentado.

Já sob a direcção dos militares britânicos, a fábrica da VW passou a produzir o Carocha, o VW Type 1, veículo que permitiu motorizar um país empobrecido pela guerra.

A base do edifício original ainda hoje existe, sendo a principal fábrica da VW, instalada no centro de uma cidade onde a esmagadora maioria da população trabalha, directa ou indirectamente, para o fabricante ou para os seus fornecedores. Tal como acontecia quando era conhecida como Stadt des KdF-Wagens.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR