Hyundai e Mercedes são os mais recentes construtores de automóveis a demonstrar, por meio da alteração do seu logótipo, a importância de manter o distanciamento social para evitar a disseminação da Covid-19.

Covid-19. VW e Audi promovem distanciamento social

Como o estado de emergência a que estamos votados demonstra, o novo coronavírus veio colocar o confinamento na categoria do melhor “remédio” para evitar a propagação da doença. A medida de precaução defendida pelas autoridades serviu de mote para a Volkswagen e a Audi alterarem os seus emblemas, demonstrando através de uma animação em vídeo como é importante evitar o contacto com os outros. A Honda seguiu esse exemplo e passou a ser “Home The Power of Dreams” e, agora, foi a vez de também a Mercedes e a Hyundai aderirem à iniciativa.

Honda muda logótipo devido ao coronavírus

O desafio colocado à marca sul-coreana foi, talvez, o mais difícil de superar, pois o “H” inclinado (para se diferenciar do “H” da Honda”) representa mais do que uma letra. O logótipo da Hyundai “esconde” também a silhueta de duas pessoas a apertarem as mãos, uma a representar a companhia e a outra um cliente satisfeito. Só que esse gesto de confiança entre marca e consumidor é, neste momento, desaconselhado. Por essa razão, a Hyundai optou por erguer os braços e aproximar, sem tocar, os cotovelos.

No caso da Mercedes, o exercício de consciencialização foi mais simples, tendo a marca de Estugarda enveredado pela separação da famosa estrela de três pontas do anel que a rodeia.