A GNR cortou este domingo a Autoestrada 4 (A4), na zona de Vila Real, para questionar os automobilistas sobre o motivo da viagem e alertar para o dever de recolhimento, numa altura em que verifica uma “redução drástica” no trânsito. “O grande objetivo neste momento é sensibilizar as pessoas”, afirmou o capitão Micael Lopes, comandante do Destacamento de Trânsito da GNR de Vila Real.

Durante a tarde deste domingo, todos os carros que viajaram na A4, sentido Vila Real-Porto, foram desviados para o nó da Campeã e mandados parar. Aos automobilistas foi perguntado o motivo da viagem.

João Preguiça seguia de Murça para Celorico de Basto, por causa de “uma emergência” relacionada com uma inundação numa loja. José Ribeiro regressava a Santo Tirso depois de ter ido a Miranda do Douro cuidar dos animais que tem numa quinta. Por sua vez, Bruno Vidal foi de Mirandela ao Porto levar mantimentos à mãe, que “não pode sair de casa”. A um septuagenário, um dos militares da GNR insistiu na mensagem de que devia permanecer em casa e não andar em deslocações.

“O grande objetivo é sensibilizar as pessoas para o dever geral de recolhimento, o dever especial de proteção e avisá-las também de que, a partir do dia 9 e até ao dia 13 de abril, terão de permanecer no concelho e de trazer uma justificação para circular”, sustentou Micael Lopes. Segundo adiantou, as pessoas que “foram fiscalizadas tinham motivos para fazer a circulação”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Por parte do Destacamento de Trânsito não houve nenhuma detenção. Todas as pessoas que detetamos, que não estavam a cumprir o dever geral de recolhimento ou o dever especial de proteção, acataram a indicação de regressar a casa e não houve detenção ou desobediência”, frisou. O capitão destacou que o “trânsito reduziu drasticamente”, o que considerou ser um “bom sinal”, porque significa que as pessoas estão a cumprir as recomendações do estado de emergência”.

Aos domingos, segundo explicou, neste ponto da A4, o trânsito costuma ser muito superior, porque muitas pessoas estariam a regressar à zona do Porto depois de uma visita ao Interior. No domingo anterior a redução foi na “ordem dos 70%” comparativamente com o verificado no mesmo dia, antes de decretado o estado de emergência.

Este domingo, a GNR está a realizar ações na A4 e também na A24, na zona de Constantim, decorrendo ainda operações aleatórias em vários pontos do distrito. Enquanto o estado de emergência se mantiver, a GNR irá manter estas operações, intensificando-as na altura da Páscoa.

O decreto-lei que regulamenta a prorrogação do estado de emergência proíbe deslocações para fora do concelho de residência no período da Páscoa, entre 9 e 13 de abril. Além da medida de confinamento dos cidadãos aos seus concelhos de residência, o Governo limita também a duas pessoas a capacidade de transporte em veículos ligeiros para cinco lugares, exceção feita a familiares diretos. Um veículo com nove lugares, por exemplo, só poderá transportar três pessoas.