Os bilhetes da transportadora aérea açoriana SATA adquiridos em agências de viagens vão passar a ser reembolsados por “vouchers” emitidos por aquelas empresas, de modo a conter o impacto económico da pandemia de Covid-19, foi esta segunda-feira anunciado.

A medida permite ao cliente trocar o valor do “voucher” por outros serviços da agência de viagens durante um ano e surge após um acordo entre a transportadora açoriana (detentora da Azores Airlines, ramo que faz as ligações de e para fora da região) e a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APVT).

Segundo o comunicado de imprensa divulgado pela APVT, a iniciativa surge para encontrar “soluções flexíveis para os ‘vouchers'” e para minimizar os impactos económicos da pandemia de Covid-19 no setor.

Simplificamos e flexibilizamos os processos por forma a assegurar maior autonomia e, desta forma, garantir a agilidade que o momento reclama. Deste nosso lado, enviamos o nosso contributo ativo para que, juntos, consigamos enfrentar o enorme desafio que temos pela frente”, afirma o administrador da SATA Mário Chaves, citado na nota.

A implementação desta política, sublinha, além de “dar tempo às empresas para se recomporem economicamente”, permite ao cliente ficar com o “reembolso garantido”. Assim, um cliente que tenha adquirido um bilhete da transportadora através de uma agência de viagens poderá ser reembolsado através de um “voucher” com a duração de um ano. Este possibilita ao cliente a troca da viagem por outro serviço fornecido pela agência, ao contrário dos ‘vouchers’ habitualmente emitidos pelas companhias aéreas, que permitem o adiamento da viagem para outra altura.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O presidente da APVT, Pedro Costa Ferreira, afirma, citado no mesmo comunicado, esperar que “este acordo possa ser um exemplo para todo o mercado”, uma vez que a SATA – detido pelo Governo dos Açores – é a primeira companhia nacional a adotar a política.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 70 mil. Dos casos de infeção, mais de 240 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 676 mil infetados e mais de 50 mil mortos, é aquele onde se regista o maior número de casos, e a Itália é o país do mundo com mais vítimas mortais, 15.887 óbitos em 128.948 casos confirmados até esta segunda-feira.