O Airbnb, uma plataforma online de arrendamento temporário para alojamento local, recebeu mil milhões de euros (cerca de 917 milhões de euros) de investimento dos fundos norte-americanos Silver Lake (EUA) e Sixth Street Partners, avança o Financial Times (acesso pago). A aposta acontece depois de a empresa ter-se comprometido a compensar os anfitriões que viram as suas reservadas canceladas por causa da pandemia de coronavírus com cerca de 228 milhões de euros.

“Embora o ambiente atual seja claramente difícil para o setor de hospitalidade, o desejo de viajar e ter experiências autênticas é fundamental e perdura”, disse em comunicado Egon Durban copresidente executivo do Silver Lake. O Airbnb não revelou detalhes sobre este investimento, mas terá sido efetuado a partir de títulos de dívida e na forma de dívida e injeção de capital, diz o mesmo jornal.

Na semana passada, foi conhecido que o Airbnb, que se espera que entre na bolsa no final de 2020, reduziu a sua avaliação em 16% para 26 mil milhões de dólares (cerca de 23,8 mil milhões de euros). Por detrás desta descida, está a queda que teve no negócio devido à pandemia.

Airbnb tem 228 milhões de euros para compensar anfitriões por cancelamentos até 31 de maio

Com este investimento, Brian Chesky, presidente executivo da Airbnb, diz que o foco para o futuro próximo é angariar mais anfitriões (pessoas que colocam casas para arrendamento no site) para a plataforma. “Veremos uma nova flexibilidade na maneira como as pessoas vivem e trabalham, o que significa que elas não precisam de estar conectadas a um local (…) Com um interesse emergente em viagens mais próximas de casa, os nossos clientes vão procurar lugares próximos para visitar e experiências locais para participar”, disse Chesky ao anunciar o investimento.

O Financial Times refere uma “fonte próxima do Airbnb” e diz que a empresa espera voltar aos mesmos níveis de faturação, que tinha antes da pandemia, já no início de 2021. O Airbnb foi criado em agosto de 2008 por Brian Chesky, Joe Gebbia e Nathan Blecharczyk. A empresa tem sede em São Francisco, nos EUA.